Um segredo para revelar
Um segredo para revelar
Vitima de abuso sexual na infância, autora de livro mostra como abordar o assunto com crianças e evitar o pior
A baiana Odivia Barros queria um livro que ajudasse a falar sobre abuso sexual com sua filha de 5 anos e prevenis um problema que ela mesma viveu. Como não encontrou, escreveu Segredo segredissimo, pela editora Geração. Com linguagem infantil e ilustrações, traz uma história que ensina a criança a se proteger e contar o “segredo”. Malu bateu um papo exclusivo com a autora.
Abuso em discussão: “estamos falando muito mais sobre o assunto, ficamos mais conscientes, toda a sociedade está engajada e tudo isso contribui para que as pessoas tenham mais coragem para denunciar. As políticas públicas estão melhorando, mas temos muito a fazer. Não falar sobre o assunto só favorece os abusadores”.
Sensualidade fora de hora: “crianças fazendo poses e coreografias que vêem na tevê, roupas e até sutiã com enchimento para meninas de 5 anos… Vemos muitas coisas que não deveriam fazer parte do mundo infantil. Onde queremos chegar com isso? A infância é um período mágico. Por que estamos tentando reduzi-la?”.
A cada 15 segundos, uma criança é abusada no Brasil.
Tocar no assunto: “é importante colher o conhecimento que as crianças já têm e não sair dando muitas informações para não assustá-las. O livro conscientiza a criança que adultos podem ter comportamento inapropriado, mesmo que sejam da família, e que elas devem contar o ocorrido para que a sua história também tenha um final feliz”.
Prevenção: “o abusador não é alguém que não gosta de criança, ao contrario. Muitas vezes, ele foi abusado na infância e repete esse comportamento. Não é ser muito diferente, que reconheceríamos no primeiro olhar. Ele tem família, trabalho, enfim, está mais perto do que podemos imaginar. É importante ficar atenta com as situações em que as crianças são colocadas. Padrastos e pais aparecem em primeiro lugar na lista de abusadores. Depois vêm avôs, tios, primos, babás e mães, o que é raro”.
Papel da escola: “estudos mostram que a escola é o ligar ideal para tratar desse assunto gravíssimo, que rouba a infância da criança. Os professores precisam ser capacitados para trabalhar adequadamente essa temática com os alunos. 90% dos casos de abuso sexual infantil ocorrem envolvendo familiares. O professor é o adulto que a criança confia e que não faz parte da família. Muitas vezes, ele é o primeiro a saber”.
Mensagem do livro: “a criança deve sempre falar a verdade e contar o que está acontecendo, pois a revelação do segredo é a chave para sair de uma situação de abuso. Se o segredo não é revelado, ela vira uma refém, seja de ameaças físicas ou psicológicas do agressor, ou mesmo do medo em relatar o ocorrido. A história de Segredo segredissimo passa a mensagem de que acriança não será castigada se revelar o segredo. Ela será acolhida e protegida”.
Orientações para evitar ou sair da situação de abuso
- Reconhecer a aproximação inapropriada do adulto;
- Resistir a induções, ou seja, dizer “não”;
- Reagir rapidamente para deixar a situação;
- Contar para alguém sobre o ocorrido.
Matéria publicada na Revisa Malu – 28/07/2011.
Este livro deve ser bastante interessante e revelador. Este é um tema muito difícil de ser abordado e o qual ainda sofre de vários preconceitos. Parabéns pelo livro e pela coragem.