Livros são para ler. Tem certeza?
Raw Edges cria estante que se torna um aparador
Esqueça o tradicional costume de apoiar (ou empilhar) os seus livros em estantes ou prateleiras horizontais. A dupla Raw Edges já esqueceu. Yael Mer e Shay Alkalay, os designers por trás do nome, apresentaram na IMM Cologne 2013 uma pequena revolução na maneira que guardamos – e usamos – os livros.
Batizada de Booken, a peça é a primeira colaboração do duo com a marca italiana de móveis Lema. Sua grande sacada está na multifuncionalidade: os livros colocados ali têm suas lombadas transformadas em superfície de apoio. Antes estante, o móvel vira também aparador, com uma estrutura leve de madeira que permite que todos os livros fiquem juntinhos uns dos outros.
Segundo os designers, o desenho da Booken levou em conta a evolução do livro nos últimos anos. Como o livro físico está dando cada vez mais lugar aos e-books e outros formatos digitais, a dupla buscou reforçar a ideia do livro como objeto, reinventando em parte sua função. O fato de pouca gente reler os compêndios que guardam em casa também influenciou o projeto.
Fonte: Casa Vogue