Segredo Segredíssimo em ações contra a pedofilia
A autora do inovador e necessário livro-infantil Segredo Segredíssimo, Odívia Barros participará nesta semana de uma série de debates e palestras em virtude do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Esse retorno do primeiro livro lançado no Brasil que aborda a prevenção ao abuso sexual infantil é a prova de que ele está desempenhando o seu papel social. As prefeituras de Sorocaba, em São Paulo e Macaé, no Rio de Janeiro, vão encarar de frente o problema conhecido em nosso país e na maioria das vezes ignorado.
Na terça e quarta-feira (dias 16 e 17), a prefeitura de Macaé irá divulgar o livro Segredo Segredíssimo. “Trata-se de uma literatura infantil que instiga a criança a se proteger da violência sexual. O livro traz uma linguagem acessível e adequada e ao lê-lo, a criança imediatamente conclui sobre como evitar ou sair de uma situação de abuso”, frisou a coordenadora da campanha no município contra pedofilia, Cíntia Carla.
Em Sorocaba, a Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual de Sorocaba e o Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, preparam atividades especiais. Neste ano, as ações seguem o slogan nacional “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, que tem como objetivo chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema no Brasil.
A escritora Odívia Barros fará a conferência “O Poder da Literatura e o Papel do Educador na Prevenção do Abuso Sexual Infantil”. O evento acontece na próxima quinta-feira, (17 de maio), com o Seminário de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Na Tevê Cultura, o Jornal da Cultura leva ao ar uma série especial, em horário nobre, sobre exploração sexual de crianças e adolescentes. A reportagem será exibida em cinco edições diárias, cada uma abordando um aspecto, a partir desta segunda-feira, 14/5, às 21h10, na TV Cultura.
Dentre as matérias especiais, Odívia fechará a série com entrevista ao vivo na bancada do telejornal, na sexta-feira (19/05). Dentre os temas abordados nas reportagens estão: abuso dentro de casa – pedofilia; crime ou doença – ação de proteção, com o trabalho realizado pela Fundação Telefônica; prostituição infantil, com um trabalho realizado pela prefeitura do Guarujá e presença da escritora Odívia Barros, no estúdio do JC para conversar Maria Cristina Poli.
Mais sobre o livro Segredo Segredíssimo:
Uma história bonita e singela sobre uma realidade feia e complexa
Geração mais uma vez saiu à frente das outras editoras e lançou um livro pioneiro: uma história para crianças que as ensina a se protegerem contra abuso sexual infantil
O abuso sexual infantil é um fenômeno frequente em nosso país e pode acarretar graves consequências ao desenvolvimento normal de crianças e adolescentes vítimas dessa prática doentia. No Brasil, o assunto ainda não é suficientemente abordado, e as ações de combate e prevenção a esse mal são ainda incipientes e restritas a profissionais e familiares. Entre as crianças e os adolescentes, as ações de prevenção são quase inexistentes.
Para preencher essa lacuna é que chega às livrarias Segredo segredíssimo, da escritora baiana Odivia Barros. Se falar de temas adultos com as crianças já é complicado, falar com elas sobre temas adultos de alta gravidade, como esse, é um desafio até para educadores profissionais experientes. Pois Odivia Barros enfrentou o desafio, e o resultado é uma contribuição importantíssima para o combate ao abuso sexual de crianças. Segredo segredíssimo é uma obra que fala do problema na linguagem delas e usando imagens e situações cotidianas do mundo delas, imagens, por sinal, maravilhosamente retratadas pelas ilustrações belíssimas da consagrada artista carioca Thais Linhares.
O conto protagonizado pela menina Alice, que toma conhecimento do “segredo segredíssimo” de sua amiguinha Adriana, traz elementos muito próximos a uma situação real de abuso sexual, vivenciada por um grande número de crianças e adolescentes, e ensina alguns passos básicos na prevenção do problema, tais como reconhecer uma situação indesejada e contar para pessoas de confiança, ou seja: não guardar o segredo.
Além disso, a mensagem, transmitida pela história, de que a criança (no caso, a pequena Adriana) será apoiada e protegida após contar o segredo a seus familiares, e não recriminada ou punida, é de extrema importância para conscientizar os leitores mirins da necessidade de romper o “muro do silêncio” que ainda envolve o assunto. Sem falar que psicólogos e educadores concordam que histórias com final feliz, em que o bem vence o mal, são importantes para a formação da personalidade da criança, dotando-a de ânimo e capacidade para superar obstáculos e dificuldades no futuro.
Como diz a própria autora:
“Pensei que deveria existir um livro que contasse uma história para que eu pudesse ensinar algo sobre abuso sexual infantil à minha filha. Como esse livro não existia, resolvi escrevê-lo. E assim nasceu Segredo segredíssimo, o livro que ensina a criança a se proteger do abuso sexual infantil. O livro é também uma ferramenta útil para educadores abordarem o tema com as crianças.”
Elogiada e recomendada por educadores e psicólogos, Segredo segredíssimo é uma obra que pode ser utilizada pela família e pela escola como material excelente para facilitar a discussão do assunto com as crianças e adolescentes, e, consequentemente, tornar possível a prevenção de futuros casos de abuso sexual infantil.
_________________________________________________________
PROMOÇÃO – 18/05 Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Dê RT e concorra ao livro #segredosegredíssimo da @geracaobooks. Participe até 18/05 às 23h59. #todoscontraapedofilia. http://kingo.to/15Bs
Serão sorteados 2 exemplares. O resultado será divulgado no blog e nas redes sociais.
Siga a Geração no twitter e curta a página no facebook.
RESULTADO DO SORTEIO :
Sorteio realizado em 21/05/2012 às 09:58 por @geracaobooks, através dos usuários que retuitaram o link http://kingo.to/15Bs.