Ribeirão Preto será a primeira cidade brasileira a receber biblioteca-parque
O presidente da Fundação Biblioteca Nacional anunciou na última segunda-feira, 06/02, que a cidade de Ribeirão Preto será a primeira cidade do Brasil a ter uma biblioteca-parque, “gastar com livros é investir no futuro”, afirmou Galeno Amorim. A obra deve ter inicio ainda no primeiro semestre de 2012.
O projeto abrange a transferência do atual acervo da biblioteca Guilherme de Almeida, que funciona na Casa da Cultura, para o espaço da antiga fábrica de tecidos Matarazzo.
A instalação da Biblioteca Pública Municipal Guilherme de Almeida terá um investimento de R$ 4,5 milhões.
Esse novo formato foi inspirado no modelo “biblioteca-parque” das cidades de Medellín e Bogotá, na Colômbia. Dessa forma, o espaço será capaz de comportar além dos livros, espaços para cinema, exposição, leitura, alfabetização, teatro e outras ferramentas culturais.
“Quem inventou esse conceito foram os colombianos que utilizaram esse espaço para combater a pobreza, a criminalidade e aumentar os níveis de inserção social”, explica Amorim.
A nova biblioteca faz parte do Complexo Cultural Matarazzo, projeto encaminhado e aprovado pela Câmara Municipal em dezembro do ano passado. A lei estabelece que na antiga fábrica de tecidos sejam instalados a Secretaria da Cultura, o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Biblioteca Parque Guilherme de Almeida e o Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto.
“As pessoas vão nesse lugar para ler, passear, aprender, ser alfabetizado, enfim, Ribeirão será um grande modelo, um grande laboratório para todo o país”, completou.
Mais informações: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/caderno-c/2012/02/06/galeno-amorim-anuncia-biblioteca-parque-para-ribeirao.html