Biblioteca Mário de Andrade celebra a obra modernista presente em canções
Evento ‘Grandes poetas, grandes canções’ ocorre entre os dias 1º e 29 de outubro, aos sábados
O modernismo literário brasileiro foi um grande impulso para a criação da canção de câmara no país. O convívio entre escritores e músicos, desde o início do século 20, facilitou o intercâmbio cultural que permitiu o uso de poemas nas composições musicais.
Em homenagem à obra de alguns dos mais importantes autores do Brasil, a Biblioteca Mário de Andrade realiza o ciclo “Grandes Poetas, Grandes Canções”, que ocorre entre os dias 1º e 29, aos sábados, das 16h às 18h, com entrada franca. Formado por cinco encontros, o evento reúne palestras sobre Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Guilherme de Almeida, respectivamente.
Em cada atividade, um especialista em literatura discutirá a vida e a carreira do homenageado, além de debater a ligação da música brasileira com os textos literários, explicando as emoções, a evocação do meio social, o momento histórico e as tradições culturais envolvidas. “É difícil resistir ao fascínio da obra poética. É provavelmente esse encantamento que move muitos dos nossos compositores na produção de importante repertório da canção brasileira de câmara”, afirma Kilza Setti, curadora literária.
Serviço: Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94 – Centro. Tel.: 3256-5270.
Veja programção completa:
GRANDES POETAS, GRANDES CANÇÕES; como MÁRIO DE ANDRADE, MANUEL BANDEIRA, CECÍLIA MEIRELES, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE e GUILHERME DE ALMEIDA
Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=9515