Versos transversos

versos_loja

COMPRAR 
Autor: Rui Modenesi
Gênero: Poesia
Formato 14 x 21 cm
Páginas: 232
ISBN: 8575091573
Peso: 0.45 kg.
Preço: R$ 34,90

Sinopse:
O livro Versos Transversos, estréia do economista Rui Modenesi, do BNDES, traz poemas que “se caracterizam pela pluralidade de temas, ritmos, estilos e motivações”, afirma o crítico Fábio Lucas na apresentação. Segundo ele, “Rui Modenesi constrói um universo de composições que denunciam o convívio com os mais destacados poetas contemporâneos da língua portuguesa”. Segundo o escritor, editor e consultor de políticas públicas Luiz Fernando Emediato, “se todos os economistas tivessem a sensibilidade que Rui Modenesi tem, o Brasil sem dúvida seria hoje uma grande potência”. E acrescenta: “Lendo este livro gostoso, malicioso e criativo, penso que o Brasil seria outro país se algum presidente iluminado convidasse Rui Modenesi para ser presidente do Banco Central”. Para Fábio Lucas, em parte de Versos Transversos, Rui Modenesi explora o grotesco. “O autor ingressa na tribo dos poetas pela porta do insólito, que às vezes comunga com a irreverência”. Exemplo dos versos de Modensei, o início do poema “Quero seu sexo, desejo você”: “Quero seu sexo como quem/ se apaixona por uma flor/ que a ninguém mais atraiu”. O livro traz ilustrações sensuais e eróticas de Henrique Bonifácio Gomes da Costa e Leonardo de Melo Aguiar.

 

—————————————————————————
Economista do BNDES lança livro de poesia
Rui Modenesi estréia na literatura com “Versos Transversos”

O economista mineiro Rui Modenesi, que trabalha no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), lançou pela Geração Editorial seu primeiro livro de poesia, Versos Transversos, com apresentação do crítico Fábio Lucas. “Rui Modenesi constrói um universo de composições que denunciam o convívio com os mais destacados poetas contemporâneos da língua portuguesa e, ao mesmo tempo, certa propensão para a mimese diferenciada pela visão crítica”, afirma o crítico. Para ele, os poemas do livro “se caracterizam pela pluralidade de temas, ritmos, estilos e motivações”.

Na contracapa do volume, o escritor, editor e consultor de políticas públicas Luiz Fernando Emediato diz que, “se todos os economistas tivessem a sensibilidade que Rui Modenesi tem, o Brasil sem dúvida seria hoje uma grande potência”. E acrescenta: “Lendo este livro gostoso, malicioso e criativo, penso que o Brasil seria outro país se algum presidente iluminado convidasse Rui Modenesi para ser presidente do Banco Central”. Emediato justifica: “Os juros iam baixar suavemente e teríamos alguma poesia nessa política monetária equivocada de economistas ortodoxos que não deviam se preocupar só com planilhas, mas também com seres humanos e vida”.

Segundo Fábio Lucas, em parte de Versos Transversos, Rui Modenesi explora o grotesco. “Aí se trata de radicalização da diferença. O autor ingressa na tribo dos poetas pela porta do insólito, que às vezes comunga com a irreverência”. Exemplo dos versos de Modensei, o início do poema “Quero seu sexo, desejo você”:  “Quero seu sexo como quem/ se apaixona por uma flor/ que a ninguém mais atraiu”. O livro traz ilustrações sensuais e eróticas de Henrique Bonifácio Gomes da Costa e Leonardo de Melo Aguiar.

Mineiro de Governador Valadares, Rui Modenesi formou-se em Economia pela UFMG, onde entre seus professores estavam o poeta Emílio Moura, o crítico literário Fábio Lucas, o historiador Francisco Iglesias,o sociólogo Júlio Barbosa e o advogado Simão Pedro Casassanta. Mestre em Economia, fez carreira docente na Universidade Federal Fluminense e lecionou também na Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Universidade Federal de Pernambuco e na PUC-Rio. Antes de ir para o BNDES, trabalhou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação ligada ao Ministério do Planejamento. Há pouco tempo, Modenesi, sexagenário, formou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes, do Rio.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br