nov 25, 2015
admin

Vandré: o homem que disse não é um dos finalistas do prêmio da APCA 2015

A emocionante biografia não autorizada Vandré: o homem que disse não, do jornalista e escritor mineiro Jorge Fernando dos Santos, foi selecionada entre as melhores do ano pela APCA (Associação paulista de Críticos de Artes), na categoria Biografia/Memórias. O livro foi lançado pela Geração Editorial em setembro deste ano e traz uma extensa pesquisa (entrevistas e material impresso) a respeito de um dos personagens mais polêmicos e intrigantes da música popular brasileira. O paraibano Geraldo Vandré surgiu como um fenômeno na Era dos Festivais, nos anos de 1960, ao compor e cantar o hino da luta contra a Ditadura Militar, a clássica Para não dizer que não falei das flores, mais conhecida como Caminhando. O cantor decidiu abandonar a carreira e desapareceu do mapa após um acordo feito na época entre seus pais e o Exército Brasileiro.

O livro faz uma reconstituição da vida, obra e época de Vandré, além de revelar informações inéditas sobre tortura, exílio e trajetória deste artista que se tornou um ícone da canção brasileira.

O tradicional prêmio da APCA é dividido nas seguintes categorias: Romance, Poesia, Biografia/Memórias, Ensaio/Teoria e Crítica Literária/Reportagem, Contos e Crônicas, Infanto-Juvenil, Tradução e Grande Prêmio da Crítica. A seleção das obras foi realizada pelos seguintes jurados: Amilton Pinheiro, Angelo Mendes Corrêa, Felipe Franco Munhoz, Gabriel Kwak e Ubiratan Brasil.

Mais informações sobre a obra (aqui)

 

RELAÇÃO DOS FINALISTAS DA APCA 2015

 Categoria: Biografia/Memória

– Alda Garrido – as mil faces de uma atriz popular brasileira, Marta Garrido (Editora Perspectiva)

Elis Regina – Nada será como antes, Júlio Maria (Master Books)

– Vandré: o homem que disse não, Jorge Fernando dos Santos (Geração Editorial)

– Júlio Mesquita e Seu Tempo – Volumes I, II, III e IV, Jorge Caldeira (Mameluco)

Leave a comment

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br