jul 6, 2013
admin

Corrupção da PM no RJ é retratada em livro

Sangue Azul – morte e corrupção na PM do Rio trata da guerra civil não declarada que já existe no Rio de Janeiro e que, até agora, abate principalmente as classes mais pobres. Vemos aqui, pela voz de um deles, a história de policiais militares (os tais homens de “sangue azul”) dos quais se espera que protejam a sociedade. Pouco a pouco, somos apresentados ao dia a dia dessa gente que também tem família, filhos, projetos de vida. Gente como a gente – mas existe algo de errado nessa história.

Eis, então, o drama: à medida que avançam em sua missão, esses policiais se corrompem, buscando dinheiro, e se dilaceram no abandono da ética e da própria humanidade. Transformam-se basicamente em matadores. Eles matam bandidos como se fossem justiceiros, mas, na dúvida, acabam matando qualquer um. E aí entram no crime. E então matam adversários. Matam concorrentes. Matam pessoas inocentes, inclusive mulheres e crianças. A barbárie. O horror.

Confira o book trailer:

 

Trechos do livro

“O barraco que nós estouramos era também um esconderijo de armas de traficantes. Achamos quatro fuzis. Dois G3, um 5.56 e um AK47. Depois que me deixaram no pronto-socorro, a viatura seguiu para a favela vizinha e meus companheiros venderam, para a facção rival, os fuzis que nós encontramos”. 

“Sabe o que eu acho? Vou ser sincero com vocês. A população tem mais que se fuder. Ela tem a polícia que merece, num sabe votar. Agora se tu deu pra trás é tu que vai ficar mal comigo e com os seus colegas. A escolha é tua”. 

“Se uma dúzia de policiais sem nenhum aparato especial, sem a superestrutura do Estado junto com eles, toma um morro inteiro, porque a PM, com seus milhares de soldados, não consegue acabar com o tráfico?”.

 

Sangue Azul – morte e corrupção na PM do Rio
Autor: Leonardo Gudel
Categoria: Reportagem
Formato: 15,6×23
Páginas: 332
Peso: 400g
ISBN: 9788561501396
Preço: R$ 39,90

Leave a comment

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br