TPM – Tendência para matar
COMPRAR
Autora: Bruna Gasgon
Formato: 13,5×20,5
Páginas: 100
Categoria: Autoajuda
ISBN: 978-85-63420-07-7
Preço: R$ 24,00
Sinopse:
TPM – TENDÊNCIA PARA MATAR veio para esclarecer aqueles dias em que toda mulher se torna um perigo para maridos, namorados, amigas e amigos que a cercam. A “tensão pré-menstrual”, com sua carga de nervosismo, ansiedade, angústia, pode levar algumas mulheres a realmente saírem correndo com uma arma atrás de quem as perturba.
Mas o perigo pode ser aliviado e combatido pelo esclarecimento. Numa prosa coloquial e bem-humorada, a palestrante Bruna Gasgon, especializada em cursos e workshops de motivação profissional e problemas interpessoais, deixa claro que o conhecimento é a salvação. Não só para as mulheres, mas para os homens que as amam e em geral não as compreendem. E para todos que têm que conviver com os efeitos do problema, direta ou indiretamente.
——————————————————————-
TPM – “TENDÊNCIA PARA MATAR”: VISÃO BEM-HUMORADA DE UM PROBLEMA ANGUSTIANTE
Ao cantar “mulher é um bicho esquisito/todo mês sangra”, a roqueira Rita Lee apenas falava de um modo engraçado e alegre de um problema feminino que sempre gerou grandes angústias na mulher e medo e superstição nos homens. A clássica TPM, ou tensão pré-menstrual, termo cercado de uma aura de desprazer e maldição entre homens e mulheres, é a responsável pela ideia de que a mulher, sangrando todo mês, traz consigo uma carga atávica de desespero e de loucura, traduzida no nervosismo e nas ansiedades que a TPM acarreta. No entanto, não há problema que não possa ser tratado seriamente, com objetividade, desde que a inteligência e o humor entrem em ação.
É o caso do livro TPM- Tendência Para Matar, de Bruna Gasgon (98 páginas) que a Geração Editorial está lançando. Já nos subtítulos, Gasgon diz a quem está se dirigindo com seu tratado bem-humorado sobre o assunto tabu: “Para você, mulher, que sabe exatamente o que eu quero dizer com isso.”
Com um prefácio da própria autora, o livro conta com 11 capítulos sempre sucintos, bem escritos, em que o problema, seríssimo, pois pode gerar até ataques violentos e homicidas quando algumas mulheres mergulham em atitudes totalmente irracionais ao serem acometidas por ele, é analisado minuciosamente, revelando curiosidades, dicas, detalhes e costumes femininos aos quais os homens sempre dedicam pouca atenção, para maior desespero das mulheres, que precisam contar com a compreensão dos parceiros nessas horas bem difíceis e nem sempre a encontram. Por isso, em seu prefácio, Gasgon vai advertindo que seu livro trata de problemas femininos, mas que é fundamental que os homens também o leiam para saber como lidar com ele de modo lúcido e inteligente.
Exemplos do bom-humor com o qual o problema da TPM é tratado no livro se revelam já nos títulos dos capítulos, que fisgam o interesse do leitor pela engenhosidade e pela promessa de mexer em temas interessantes e nem sempre considerados: “Hormônios Assassinos”, “Você pode matar pelo menos uma pessoa”, “Quando os absorventes eram do tamanho de um Fusca”. Preocupada em divulgar corretamente as causas orgânicas do mal-estar e advertir as mulheres sobre o que pode ou não ser feito neste período, Bruna Gasgon também se preocupa com os efeitos psicológicos da TPM nas relações interpessoais, lembrando aquelas reuniões exclusivas de mulheres que podem se revelar tremendamente complicadas e agressivas devido aos efeitos imprevisíveis da TPM sobre os nervos, bem como esclarece costumes seculares, incorretos e obscurantistas relativos à menstruação, que só para gerações femininas recentes é um assunto abordado às claras. Fala, com humor e conhecimento, de mães que criavam outras tantas superstições na tentativa de ajudarem as filhas a enfrentarem o problema, da ineficácia e do desconforto dos velhos absorventes que, só com o tempo, foram se tornando mais folgados e racionais para as mulheres.
Cólicas, enxaquecas, fibromas, pólipos, altos e baixos de humor, displasia, vários males associados a esse mal cujas torturas psicológicas afetam a mulher e quem mais estiver ao seu redor, são esclarecidos sempre com atenção e consideração, atacando os preconceitos, numa visão generosa e cúmplice. Com sua experiência como palestrante, formada em Publicidade e Propaganda, coach, executiva e artista, organizadora de cursos e workshops sobre motivação em várias áreas, tendo participado dos programas de tevê de Hebe Camargo, Jô Soares e Marília Gabriela, entre outros, Bruna Gasgon sabe do que está falando, como mulher e como estudiosa do assunto, e quer dividir seu conhecimento com muitas leitoras para aliviar o sofrimento de uma verdadeira “praga” que assola a vida feminina.