Ratinho do violão, O

Ratinho_do_Violao

COMPRAR

Autora: Marta Reis
Ilustração: Thais Linhares
Gênero:Literatura infantil
Acabamento: Grampo
Formato: 20,5x28cm
Págs: 32
Peso: 172g
ISBN: 978-85-8130-190-7
Preço: R$ 29,90

Sinopse:
A gente fala búlin, mas a palavra é inglesa e até um pouco difícil de escrever: bullying. A história do Chiquinho é uma história de bullying, uma judiação que gente maldosa faz com os outros, com as crianças. O Chiquinho é um menino muito bacana, do bem, que toca violão como ninguém. O que importa se ele manca um pouquinho, né? Se você ficar um pouco triste de ver o menininho encolhidinho de tanta chateação dos amigos, vai ter uma surpresa lá no final do livro. E vai querer gritar: viva o nosso Chiquinho!

Leia o primeiro capítulo

Livro infantil fala sobre bullying e acessibilidade para crianças

A história de Chiquinho, personagem de “O Ratinho do Violão” (Geração Editorial, 32 págs., R$ 29,90), novo livro da escritora mineira Marta Reis, é uma história que se repete com milhares de crianças e adolescentes pelo mundo: os traumas e sofrimentos causados pelo bullying.

De origem inglesa, bully, o termo bullying significa valentão ou brigão. Ainda sem uma denominação equivalente em português, a palavra é usada para falar de opressão, tirania e humilhação contra o outro, principalmente na infância e adolescência, mas há também casos de bullying na fase adulta.

 “Leciono há mais de vinte anos, para adolescentes entre onze e quinze anos. Como se sabe, esta é a idade mais difícil, já que são muitas as mudanças pelas quais estes meninos e meninas estão passando. A prática do bullying costuma ser muito acentuada nesta idade”, afirma Marta.

A autora conta que ao escrever o livro, não se baseou em um caso específico, mas em várias situações que presencia todos os dias em escolas: as questões do bullying e da inclusão. “Chiquinho  tem dificuldade de locomoção e,  para ir para a sala de aula, tinha que subir uma escada. Pense bem: se fosse uma escola melhor adaptada, teria uma rampa para alunos iguais a ele, ou então, uma sala no andar de baixo.”, diz a autora.

Chiquinho é um menino muito bacana, do bem, que toca violão, mas que tem dificuldade de locomoção e, por este motivo, acaba sofrendo uma série de assédios por parte dos colegas. Após um episódio em que ele cai na escada e fica muito envergonhado e com medo pela zombaria dos colegas, ele começa a se isolar até transformar-se em um ratinho e passa a viver dentro de seu violão.

O Ratinho do Violão  é um texto sensível, lúdico, que envolve o leitor na trama psicológica vivida pelo personagem. O livro, ilustrado por Thais Linhares,  tem leitores de um público diverso, e vem emocionando crianças e adultos. Marta afirma que o livro pode ajudar na formação de pessoas mais conscientes que saibam tratar o outro com mais respeito e generosidade. “Afinal de contas respeito e generosidade são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade melhor e mais justa para todos.”, finaliza.

Sobre a autora
Marta Reis é professora e escritora.Também é poetisa e contista premiada, com publicações no Brasil e exterior. Atualmente, escreve para crianças, o que considera uma experiência deliciosa. O ratinho do violão é seu segundo livro infantojuvenil. Como poetisa integra a Associação Internacional Poetas Del Mundo e o Pasárgada – Movimento de Arte e Vida. Ainda é Embaixadora Universal da Paz pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix Suisse/France.

Sobre a ilustradora
Thais Linhares é ilustradora e escritora.Estudou no Senai e na UFRJ. É apaixonada por música e participou do coral da Escola Nacional de Música. Tentou aprender a tocar violão com o seu primo José e a tocar piano com uma professora francesa. Mas, como não tem o talento do Chiquinho e só sabe tocar teclado de computador, optou por colocar a música no papel com cores e traços. Já morou com uma ratinha chamada Nezumi, que gostava de ler os jornais antes de dormir.

 

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br