out 2, 2014
admin

Quimioterapia e Beleza e o Outubro Rosa 2014

Inspirada na ex-modelo Flávia Flores, hoje escritora, blogueira e idealizadora do projeto pioneiro Quimioterapia e Beleza, a artista plástica Kuke produziu uma série de pinturas sobre mulheres que estão passando por um tratamento quimioterápico.

Em “As Mulheres de Ferro”, exposição que começa hoje (2) no Espaço Cultural PONTOdArte, em Florianópolis, a  artista retrata justamente o dia a dia de mulheres que estão em tratamento e também a experiência de Flávia Flores, que nos últimos meses vem transformando uma dor individual em uma experiência coletiva, espalhando aos quatro ventos o quão importante é ter segurança e autoconfiança na superação do câncer, mantendo a saúde e alto-astral.

Como começou

Tempos atrás Kuke recebeu um pedido de um amigo em comum para fazer um retrato de Flávia Flores durante seu tratamento e, ao pesquisar a vida da ex-modelo, se surpreendeu com sua maneira não convencional de lutar contra o câncer de mama.

A particularidade de Flávia em converter seu tempo em registros fotográficos e campanhas com dicas de beleza para ajudar outras mulheres na mesma situação, transformou uma situação crítica e dramática em uma situação positiva e exemplar, o que motivou a artista a desenvolver o projeto inspirado na garra desta mulher determinada em mudar sua condição em benefício de outras, incentivando-as a se transformarem em mulheres de fibra, mulheres de ferro!

A pesquisa e produção resultaram em sete pinturas (tamanho 140cmx100cm) com temas ligados à beleza, como a prática do uso de perucas e lenços, colocação de cílios postiços, aplicação de maquiagem, uso de lingeries com enchimentos, entre outros, sempre ressaltando a sensualidade feminina mesmo em tratamentos de quimioterapia.

Além das obras que estarão em exposição, serão distribuídas reproduções das mesmas em forma de cartazes, ampliando a rede e a divulgação do projeto. Flávia Flores estará no lançamento para um bate papo e relançamento de seu livro “Quimioterapia e Beleza”, lançado pela Jardim dos Livros.

10653424_585391358255306_2573133092608378296_n

Quadro pintado por Kuke Castiñeiras no período em que Flávia Flores estava em tratamento quimioterápico

Serviço:
Exposição “As Mulheres de Ferro”
Data: de 2 a 31 de outubro – (na abertura da exposição e bate papo com a escritora Flávia Flores)
Onde: Espaço Cultural PONTOdArte – Rua Alfonso de Lambert Neto, 103 – sala 1. – Florianópolis / SC
Horários: de segunda à quinta das 14h às 20h | Sextas e sábados das 16h às 22hs
Entrada: Franca

Leave a comment

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br