Os caminhos do exílio

caminhos_do_exilio

Autor: José Maria Rabêlo e Thereza Rabêlo
Gênero: Jornalismo
Acabamento: Brochura
Formato: 15,6x23cm
Págs: 144
Peso: 265g
ISBN: 978-85-8130-363-5
Preço: R$ 39,00

Sinopse:O livro reconstitui o contexto em que sucederam os golpes, de 1954 contra o presidente Getúlio Vargas, e de 1964, contra o presidente João Goulart. Relembra também a derrubada de Salvador Allende, no Chile, em 1973, mostrando as impressionantes semelhanças entre aqueles três acontecimentos e o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Entre suas revelações, está a da preparação do assassinato de Goulart, em 21 de abril de 1964, na Praça da Estação, em Belo Horizonte, que só não ocorreu devido ao golpe. Outra revelação é a da organização de um exército paralelo de 50 mil homens, financiado pelos EUA, para ser usado pelos golpistas, em episódio que poderia ter levado à divisão do Brasil em dois países, “uma Coreia em dimensões continentais”. O livro descreve igualmente a trajetória da família Rabêlo, em seu longo exílio de quase 16 anos, na Bolívia, no Chile e na França, e os desafios que teve de enfrentar.

Leia primeiro capítulo

Sobre os autores:

JOSÉ MARIA RABÊLO – Jornalista. Fundador e diretor do jornal Binômio, considerado um dos precursores da moderna imprensa alternativa brasileira. Trabalhou nos mais importantes jornais brasileiros. Em 1964, em virtude de sua atividade jornalística, teve seus direitos políticos cassados pela ditadura, sendo obrigado a exilar-se. Permaneceu 16 anos no exílio, na Bolívia, no Chile e na França. É autor dos livros “Binômio – O jornal que virou minas de cabeça para baixo”, “Diáspora”, “Residência Provisória (Poemas)”, “Belo Horizonte – Do Arraial à Metrópole – 300 Anos de História”, “Cores e Luzes de Belo Horizonte”. Co-autor de “A formação histórica de Minas Gerais” (no prelo). Colabora igualmente em diversas publicações alternativas, como o “Bafafá”, “O Trem Itabirano”, “O Cometa Itabirano”, além da revista “Pauta”, do Sindicato de Jornalistas Profissonais de Minas Gerais. É diretor da Editora Passado e Presente e vice-presidente da Casa de Jornalistas de Minas Gerais.

THEREZA RABÊLO – Economista. Em companhia de José Maria, viveu quase 16 anos no exílio. Em Santiago, Chile, foi diretora de La Librería de las Ciencias Sociales e em Paris, França, da Librairie-Centre des Pays de Langue Espagnole et Portugaise. É autora e co-autora dos seguintes livros: “Mémorias do Exílio das Mulheres”, “68 – A Geração que queria Mudar o Mundo: relatos”, “Diáspora”, “O Melhor do Eu”, “Leitora”. Falecida em 2013.

___________________________________________________________________________

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br