Jogo do pensamento, O

jogo_pensamento

COMPRAR
Autor: Vivina de Assis Viana
Gênero: Conto
Formato: 21 x 28 cm
Páginas: 32
ISBN: 857509054-2
Peso: 0.15 kg.
Preço: R$ 34,00

Sinopse:
A luz acabou e mãe e filha estão no escuro. Aí elas inventam “O Jogo do Pensamento”: ganha quem acertar o que o pai lá no escritório, também no escuro, estará pensando. Na filha Mariana? Nas filas de banco? Nos problemas? No futebol? Ou no Oriente Médio, com suas desgraças que o homem causa e que servem como pano de fundo para esta emocionante história de mãe e filha, em um encontro antes de dormir onde todas as histórias do mundo chegam pelo telejornal e pela imaginação. As belíssimas ilustrações são de Thais Linhares.

 

 

———————————————————————————–
Uma teia suave de emoção afeto e reflexão

Mãe e filha estão na sala vendo tevê. A menina quer ouvir uma história. A mãe não está concentrada o suficiente e pensa nas milhares de histórias do mundo, da realidade, que chegam ao universo das crianças e se misturam com as histórias de fadas, de bruxas, de bichos, e tantas outras. Histórias do Oriente Médio e do Nordeste do Brasil com histórias da Gata Borralheira e da boneca Emília. O fluxo reflexivo se quebra quando…

Caiu a luz. Tevê desligada. Escuro. Agora, mãe e filha têm para entreter-se apenas uma vela e o próprio pensamento. 

“O Jogo do Pensamento”, de Vivina de Assis Viana, fala sobre esse encontro dos universos do adulto/mãe e da criança/filha. Escrito com emoção e uma forte carga auto-reflexiva, lembra o estilo de Clarice Lispector, em que as palavras vão pouco a pouco revelando uma viagem interior. 

A mãe descobre na aproximação com a filha um fluxo de descobertas e insights. Ambas descobrem um jogo inusitado e criativo: tentar adivinhar em que o pai/marido está pensando no seu escritório, que fica no mesmo bairro, portanto também sem luz. 

“O Jogo do Pensamento” traz um elemento significativo à literatura infantil. Neste livro, não é só a aventura exterior o que importa, com acontecimentos que prendem o leitor pela ação. Aqui o que importa também é a viagem interior, a capacidade de entrar em sintonia com a criança que naturalmente está sempre fazendo questionamentos sobre si mesma e as coisas do mundo. “O Jogo do Pensamento” é, em certa medida, a reflexão sobre a pergunta que se fazem adultos e crianças: O que se passa na cabeça dos outros? Em que eles estão pensando?

A autora condensa tudo isso em um livro emocionante e pungente. Diante da qualidade do texto, a Geração Editorial buscou um projeto gráfico à altura, com capa dura e os desenhos de Thais Linhares. As ilustrações constituem por si só uma obra de arte, com o traço clássico e refinado de Linhares, com detalhes que se revelam a cada leitura. Traços que já haviam surpreendido antes nos livros “Eu Vi Mamãe Nascer” e o “O Outro Lado do Paraíso”, também da Geração. 

O projeto gráfico não só dá suporte mas também conta a história, tornando-se elemento narrativo, fazendo revelações e trazendo surpresas. 

Como disse Sonia Junqueira na contracapa do livro, em “O Jogo do Pensamento”, “só o pensamento persiste, vencendo a disputa, dando novos rumos ao olhar; o mundo lá de fora cabendo inteiro no de dentro”. 

Outra carcterística surpreendente do livro é que, embora seja uma história brasileira, e muito intimista, ela coloca pela primeira vez, para o público infantil, o cenário da guerra no Oriente Médio.

Vivina de Assis Viana, mineira de São João Del Rey, escreveu seu primeiro livro infantil nos anos 70 – “O Dia de Ver Meu Pai”, uma comovente reflexão sobre o divórcio, publicada pela primeira vez na controvertida Coleção do Pinto, da Editora Comunicação, de Belo Horizonte, Minas Gerais.. A partir de então ela escreveu diversos outros livros, para vários editoras.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br