O caso Pedrinho

Caso_Pedrinho_O-(impresso)

COMPRAR
O caso Pedrinho – A emocionante história dos pais em busca do filho desaparecido por dezesseis anos e os bastidores da investigação policial e da cobertura jornalística

Autor: Renato Alves
Categoria: Reportagem
Acabamento: Brochura
Formato:  15,6 x 23 cm
Págs: 304
Peso: 430g
ISBN: 9788581301181
Preço: R$ 39,90

E-book
ISBN: 9788581301198
Preço: R$ 26,50

Sinopse:
O livro traz os detalhes do sequestro na maternidade de uma das crianças mais famosas do país, que ficou conhecido como O Caso Pedrinho. Mesmo passados 12 anos, a história não sai da cabeça do imaginário popular, basta lembrar do garoto e da sequestradora Vilma. O enredo parece de um filme mas o repórter Renato Alves, que acompanhou tudo de perto, revela e compartilha com o leitor os bastidores da investigação policial e da cobertura jornalística do caso Pedrinho, solucionado em 2002. Não era um filme mas teve um final feliz e surpreendentemente. Neste livro reportagem são exibidas em close as entranhas desta comovente história real de amor e perseverança, de falsidade e engano, de generosidade e egoísmo.

Leia o primeiro capítulo

——————————————————————

Livro da Geração revela tudo sobre “O caso Pedrinho”

Nos treze anos do reencontro do menino com a família biológica, o repórter especial Renato Alves, Prêmio Esso, recupera os bastidores dessa história real que parece ficção, desde o sequestro do garoto até a sua volta para casa

A história de Pedro Rosalino Braule Pinto, o Pedrinho, daria uma novela ou um romance. Levado dos braços da mãe, em janeiro de 1986, de uma maternidade em Brasília, o adolescente é localizado quase dezessete anos depois, em Goiânia, vivendo com outra família e com outro nome. Logo depois exame de DNA mostra que na casa, também registrada como filha legítima, vive Aparecida Fernanda Ribeiro da Silva, sequestrada havia mais de 23 anos. A Geração Editorial acaba de lançar o livro reportagem O caso Pedrinho, escrito pelo repórter especial Renato Alves, em que ele revela tudo sobre essa história real que parece ficção.

A protagonista deste enredo é Vilma Martins, ex-cabeleireira, ex-empresária, ex-dona de bordel, mãe de criação de Pedrinho e Aparecida, presa e condenada a 15 anos e nove meses de prisão por subtração de menor, registro falso e falsificação de documentos.

O objetivo de Vilma, uma mulher muito bonita, era garantir marido e ter vida de madame. Para isso ela sequestrou os dois recém-nascidos, forjou gravidez, mentiu, aplicou golpes e abalou famílias. Nesse livro Renato Alves mostra as entranhas da investigação policial, da longa cobertura jornalística e acompanha de perto o drama das famílias envolvidas e os processos do caso que mobilizou e emocionou o país.

O caso Pedrinho é, ao mesmo tempo, uma história de muito sofrimento e também de perseverança e amor. De pais e mães que, contra todas as probabilidades, apostam no reencontro com os filhos roubados. Gente que acredita em milagres. No caso de Jayro e Maria Auxiliadora, pais de Pedrinho, o milagre aconteceu há dez anos, em novembro de 2002. Apesar dos vários alarmes falsos, a certeza de Maria Auxiliadora de reencontrar o menino era tanta, que ela escreveu uma espécie de diário sobre os momentos mais importantes da família para o filho ler quando voltasse.

Durante meses, no convívio estreito com famílias, vítimas, testemunhas, advogados, policiais e delegados, o repórter Renato Alves acumulou informações, segredos, fez descobertas e, desde esse lugar especial, das entranhas do caso, narra, de maneira simples e emocionante, esta história tão complexa, cheia de idas e vindas. Conta as alegrias da família quando da volta do filho, o primeiro almoço, a primeira carta do rapaz para a mãe biológica no Dia da Mães, o primeiro Dia dos Pais… E também do reencontro de Aparecida Fernanda com sua mãe biológica, Maria Francisca Ribeiro da Silva, e irmãos. Além das muitas estripulias de Vilma na prisão.

Quando Vilma é presa e condenada, sua família, construída de forma nebulosa, começa a se desfazer, Pedrinho deixa a casa, assim como duas das suas quatro irmãs adotivas e a sobrinha. Aparecida Fernanda, registrada como Roberta Jamilly, permanece perto da mãe adotiva. O rapaz não abandona a antiga família nem os amigos, mas vai viver com os Braule Pinto. E em Brasília, com os pais, as duas irmãs e o irmão, ele muda de nome e reconstrói sua vida.

Quase uma década depois, Renato Alves procura a família Braule Pinto, faz novas entrevistas para contar O caso Pedrinho, que pode ser lido como uma história real, como o relato dos bastidores de uma longa cobertura jornalística, como um grande caso judicial, ou como um romance. O que mudou na vida das famílias, como elas se reorganizaram, como estão Pedrinho, Roberta, e seus pais? Pedrinho, advogado, casado, espera o primeiro filho. É a vida que segue sua marcha. O caso Pedrinho é um livro que vai interessar a jornalistas e estudantes de Jornalismo, advogados e alunos de Direito, psicólogos e alunos de Psicologia, ou simplesmente a quem gosta de uma boa história.

Sobre o autor:
Mineiro de Sete Lagoas, repórter do Correio Braziliense há mais de uma década, Renato Alves ganhou os prêmios Esso e Embratel e participou de coberturas internacionais, como a do terremoto que devastou o Haiti e da Copa do Mundo na África do Sul, ambos em 2010.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br