Novos monstros

novos_monstros_loja
Autor: Newton Cannito
Gênero: Histórias do Mundo Atual/Humor
Formato 15,5×22,5 cm
Páginas: 192
ISBN: 978-85-6150-133-4
Peso: 0.2 kg.
Preço: R$ 24,90


Sinopse:
Uma fábula darwinista sobre a sobrevivência das espécies econômicas tupiniquins. Um semi famoso – ator descamisado da indústria cultural – entra em transe em meio a programa de auditório adolescente apresentado por senhor de cinquenta anos. Um sócio-laranja faz uma contundente defesa da ética oculta dos corruptos brasileiros. Esses e outros Novos Monstros estão presentes neste livro. É ler para crer.

 

—————————————————————————
NOVOS MONSTROS – Contos humorísticos sobre o mundo atual

Em Novos Monstros, Newton Cannito traz para a literatura a narrativa politicamente incorreta de alguns dos seus principais trabalhos audiovisuais – a série 9mm: São Paulo (FOX) e o documentário Jesus no Mundo Maravilha(vencedor brasileiro do DocTV Ibero-americano). Com contos de humor corrosivo e estilo narrativo único, o livro apresenta personagens ora grotescos, ora bastante comuns e familiares, revelando a ética e a lógica daqueles que costumamos pensar que não as têm.

Recriando a cidade de São Paulo com seus acontecimentos e fatos mais marcantes, Novos Monstros dá sentido para o caos da cidade e de seus habitantes. E o faz desafiando as idéias e os gêneros, em fábulas diretas e incômodas, que trazem o humor doscartoons para a literatura. Os temas escolhidos por Cannito são sérios e trágicos, pois tal qual Millor Fernandes, sabe que “Para escrever, o humorista deve escolher sempre o assunto mais sério, mais triste, mias chato ou mais trágico. Só o falso humorista escreve sobre assuntos humorísticos”

Vencedor do PAC 12/06, Novos Monstros é mais um trabalho desafiador de Newton Cannito, pois, tal como explica com propriedade Antonio Calmon no Prefácio: “Escritor que não se arrisca existencialmente não merece respeito. Quem não visitou os esgotos, não conheceu os delírios da loucura, não correu perigo físico, está fazendo belas-artes ou ‘arte engajada’ – em resumo, merda. Poucos têm coragem de mergulhar na maldição existencial, de arriscar a própria pele, de se expor como para- raios à fúria da tempestade que cai sobre a cidade, de pisar nas calçadas perigosas. E desses, poucos voltam. Newton Cannito conseguiu voltar com seu belo livro. Temo por ele! É um equilíbrio delicado esse, entre arte e vida”. É ler pra crer.

Os Contos

Alguns dos contos do livro Novos Monstros dialogam diretamente com trabalhos audiovisuais do autor. Eu não vivo disso– onde um policial com mais de cem mortes faz uma incisiva exposição da sua ética – e A hora é agora – que mostra os desejos de um taxista e de um menino de rua de serem protagonistas na noite mais histérica de São Paulo, quando o PCC parou a cidade –  inspiraram os episódios 6 e 13 da primeira temporada da série 9mm: São Paulo (FOX).

Sátira política e casos paulistanos envolvendo polícia e segurança pública são temas de diversos contos, assim como histórias sobre a lógica das celebridades – como Antropofagia, fagocitose que mostra a crise de identidade de um ator global, a partir da reflexão sobre o que teve que fazer (e comer) para garantir sua carreira – ou Um amor e um helicóptero, no qual o sonho de uma vida “de filme americano” desaba junto com o helicóptero que cai no mar, mostrando quais as leis de sobrevivência úteis nos dias de hoje.

Há ainda contos sobre assuntos mais sensíveis – que ironizam os sentimentos, o que é frágil nos homens e as expectativas das mulheres com relação amor – como em A Cura!, no qual um homem diferente fala como se fosse um Alien e conta o que tenta fazer para se tornar uma pessoa normal; ou O amor hojesobre a história de uma menina que queria muito um namorado, mas não cedia as investidas de um agitador cultural semi-mongolóide por pressão do grupo de amigas.

NEWTON CANNITO 

Newton Cannito, doutor pela USP em tendências da TV Digital, é roteirista e diretor de cinema e televisão. Na TV, foi um dos roteiristas da terceira temporada do seriado Cidade dos Homens, exibido pela Rede Globo; criou e é roteirista chefe da série 9mm: São Paulo (FOX); foi colaborador da novela Poder Paralelo, de Lauro Cesar Muniz, transmitida na rede Record.

Em cinema, roteirizou, entre outros, Quanto Vale ou é por Quilo? de Sérgio Bianchi;  e dirigiu documentários como Jesus no Mundo Maravilha, vencedor do Doctv IberoAmerica, exibido em 15 países. É roteirista do longa-metragem de ficção Bróder, dirigido por Jeferson De, que será lançado no segundo semestre de 2010 – vencedor do Kikito de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema de Gramado deste ano.”

É autor, juntamente com Leandro Saraiva, da publicação Manual de Roteiro- ou Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV(Conrad/FICs); de um livro de humor: Confissões de Acompanhante e agora, de Novos Monstros, seu primeiro livro de contos.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua Gomes Freire, 225
Lapa - São Paulo – SP
05075-010
Telefone: (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br