Memórias das trevas

memorias_tervas

Autor: João Carlos Teixeira Gomes
Gênero: Reportagem
Formato: 16 X 23 cm
Páginas: 800
ISBN: 857509001-1
Peso: 1.2 kg
Preço: R$ 54,90

Sinopse:
Ao escrever sua autobiografia, o renomado jornalista e escritor baiano João Carlos Teixeira Gomes, 64 anos, membro da Academia de Letras da Bahia, relembra seu histórico conflito com o ex-prefeito, ex-governador, ex-ministro e senador Antonio Carlos Magalhães e acaba traçando um impressionante perfil desta polêmica personagem da vida política brasileira. O que surge é um político autoritário, violento, despótico, um verdadeiro tirano que faz juz ao famoso apelido de “Toninho Malvadeza”. A forma como governou a Bahia, perseguindo jornalistas e adversários, com os quais chegou a trocar socos; a estranha morte de seu genro; as acusações de corrupção; a defesa intransigente da ditadura militar e do presidente Collor; o anriquecimento rápido; as acusações de ter envolvimento com empreiteiras; as relações tumultuadas com o próprio filho, o deputado Luiz Eduardo Magalhães, morto prematuramente – tudo isso surge num grande livro no qual o autor discorre, também, sobre sua notável experiência jornalística, no comando de um jornal que o ex-governador da Bahia acabou levando ao fechamento. Pela primeira vez se tem um perfil completo, com fatos rigorosamente documentados, do homem do qual o próprio general João Figueiredo, presidente da República, disse ser “um dos mais vitoriosos carreiristas deste país”. Um lançamento histórico e corajoso da Geração Editorial, à qual o livro chegou depois de ter sido recusado por quase 20 editoras – inclusive as que haviam publicado os quatro livros anteriores do autor.

————————————————————-

“Memórias das Trevas” revela a trajetória de violência de Antonio Carlos Magalhães

A Geração Editorial apresenta aos leitores um verdadeiro livro-bomba. “Memórias das Trevas – Uma Devassa na Vida de Antonio Carlos Magalhães” (800 págs, R$ 54,00), do jornalista e escritor baiano João Carlos Teixeira Gomes, narra a biografia obscura do então presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães. 

A trajetória pessoal e política de ACM descrita em “Memórias das Trevas” inclui um sem número de perseguições, agressões, violência nas mais diversas formas, retaliações, truculência, covardia, autoritarismo, desmandos e toda a sorte de atitudes espúrias cometidas por um político beneficiário da ditadura militar, num reinado de mais de 40 anos de poder absoluto, que o converteu em uma espécide de dono da Bahia.

João Carlos Teixeira Gomes, 64 anos, é jornalista, professor universitário e um dos mais eminentes intelectuais de sua terra, sendo colega de Antonio Carlos na Academia de Letras da Bahia.

O livro é uma extensa e detalhada reportagem, que começa narrando o longo calvário de perseguições que o próprio autor – e o Jornal da Bahia, por ele dirigido de 1969 até 1971 – sofreu pelo então governador nomeado pela ditadura, Antonio Carlos Magalhães, que chegou a tentar condená-lo com base na Lei de Segurança Nacional. “Joca” Teixeira Gomes derrotou ACM na própria Justiça Militar por 4 a 1! 

Com o rigor de repórter e a luta pela ética e liberdade de expressão do intelectual, o autor constrói, em “Memórias das Trevas”, uma madura e apaixonada reflexão sobre o fenômeno da tirania. Um tratado sobre a defesa da liberdade de expressão que tem como cenário a vida política do país de 64 até nossos dias. Um livro que o sociólogo Gilberto Vasconcellos apontou como o mais completo depoimento jornalístico já escrito no Brasil. “Um livro estupendo e vingador à maneira de Os Sertões, de Euclides da Cunha”. 

“Memórias das Trevas”, com farto material fotográfico, é o primeiro livro que reúne tudo o que foi feito pelo dono da Bahia. E o que foi publicado sobre sua vida.

A Geração Editorial aceitou o desafio de publicar uma obra singular, recusada por uma dezena de outras editoras, que, apesar de reconhecerem o seu mérito e alta qualidade, tiveram receio de levá-la aos leitores.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua Gomes Freire, 225
Lapa - São Paulo – SP
05075-010
Telefone: (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br