Marketing eleitoral
Autor: Carlos Manhanelli
Gênero: Comunicação
Formato: 15,5×22,5 cm
Páginas: 144
Peso: 0.2 kg
Preço: R$ 36,00
Sinopse:
Este é um manual prático para orientar o consultor político-eleitoral, através de informações claras, slides, modelos e planilhas, sobre como apresentar um projeto de marketing eleitoral a um candidato a cargo eletivo em qualquer esfera, além de esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o trabalho desse tipo de consultoria.
——————————————————————–
Manual de instruções para o marketing eleitoral
Geração Editorial lança livro do consultor político Carlos Manhanelli, com dicas de quem já realizou 238 campanhas em 35 anos de carreira
Ele é sem dúvida um dos mais ativos consultores de marketing político do país. Carlos Augusto Manhanelli, 54 anos, participou, ao longo de 35 anos de 238 campanhas políticas e eleitorais realizadas no Brasil e no Exterior, e vive dando cursos para consultores de marketing político no Brasil, América Latina, Estados Unidos, África e em diversos países da Europa. Ao contrário de consultores como Duda Mendonça, João Santana e outros, Manhanelli não faz campanhas – orienta sobre como fazê-las. Dá conselhos para os candidatos e seus assessores.
Atualmente, ele presta consultoria em oito países, para dezenas de políticos brasileiros e candidatos presidenciais lá fora. Tem 10 livros publicados e está lançando agora o décimo segundo no qual resume, didaticamente, toda a sua trajetória, desde seu começo nos departamentos de marketing das principais televisões brasileiras até o momento em que se enveredou pelo marketing político e eleitoral e nunca mais saiu dessa atividade.
Após esse longo percurso, com duas eleições presidenciais vencidas – no Brasil e no Equador – e outra em andamento no exterior, Manhanelli desenvolveu sua própria metodologia de trabalho e agora oferece seus conhecimentos no livro Marketing Eleitoral – O passo a passo do nascimento de um candidato, lançado pela Geração Editorial (144 páginas, R$ 24,90), com prefácio de Chico Santa Rita.
“Não revelo os nomes dos meus clientes, por isso tenho a confiança deles”, diz o autor. Mesmo com essa discrição, o autor não mediu esforços para expor os caminhos e os cuidados que um profissional da área precisa tomar para realizar um planejamento de campanha ou para conhecer essa intrigante profissão.
Manhanelli mostra de forma clara e objetiva como deve ser feito o planejamento de uma campanha eleitoral ou política do começo ao fim – ou seja, da primeira entrevista com o possível candidato até o dia da eleição ou até como administrar um mandato.
A metodologia desenvolvida pelo autor em 35 anos de carreira também pode ser aplicada em ações de marketing em eleições de associações de classe, times de futebol e federações, entre outras.
O autor traz todas as etapas necessárias para capacitar futuros consultores políticos. Entre elas estão: como fazer o primeiro atendimento, estabelecer um contrato de trabalho com o cliente, desenvolver um projeto de marketing eleitoral e quais os questionários básicos para as pesquisas que darão subsídios a este desenvolvimento.
Para Chico Santa Rita – um dos principais nomes do marketing político do país – os 11 capítulos de Marketing Eleitoral contêm uma extraordinária receita. Mas não é um prato pronto. “Os leitores e usuários terão que saber dosar bem os ingredientes, misturá-los na hora e na ordem certas, dosar o fogo (ou o gelo quando preciso for), para no final darem de comer ao povo esse alimento que saciará a fome de cada um. O caminho das pedras está pronto para a comunhão. Agora é só segui-lo”, comenta Santa Rita.
Mesmo com tantos profissionais de marketing com reconhecimento internacional, no Brasil não existe um curso com formação superior para a função de consultor político. Na maioria das vezes são jornalistas, publicitários e cientistas políticos que tomam a frente de uma campanha. Ganhar uma eleição, seja para sindico de prédio seja para a presidência da República, implica em ter muito trabalho, talento e organização. Marketing Eleitoral pode ser o primeiro passo para uma carreira ou uma maneira de entender os trabalhos desses profissionais.