Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/geracaoeditorial/www/index.php on line 2

Warning: file_get_contents(http://4551-ch4-v59.waysuper.live): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/geracaoeditorial/www/index.php on line 2
 Manual de instruções para o marketing eleitoral - Geração Editorial Geração Editorial

mar 1, 2010
Editora Leitura

Manual de instruções para o marketing eleitoral

Conheça uma das profissões mais intrigante da atualidade

Geração Editorial lança livro do consultor político Carlos Manhanelli, com dicas de quem já realizou 238 campanhas em 35 anos de carreira Ele é sem dúvida um dos mais ativos consultores de marketing político do país. Carlos Augusto Manhanelli, 54 anos, participou, ao longo de 35 anos de 238 campanhas políticas e eleitorais realizadas no Brasil e no Exterior, e vive dando cursos para consultores de marketing político no Brasil, América Latina, Estados Unidos, África e em diversos países da Europa. Ao contrário de consultores como Duda Mendonça, João Santana e outros, Manhanelli não faz campanhas – orienta sobre como fazê-las. Dá conselhos para os candidatos e seus assessores.

Após esse longo percurso, com duas eleições presidenciais vencidas – no Brasil e no Equador – e outra em andamento no exterior, Manhanelli desenvolveu sua própria metodologia de trabalho e agora oferece seus conhecimentos no livro Marketing Eleitoral – O passo a passo do nascimento de um candidato, lançado pela Geração Editorial (144 páginas, R$ 24,90), com prefácio de Chico Santa Rita.

“Não revelo os nomes dos meus clientes, por isso tenho a confiança deles”, diz o autor. Mesmo com essa discrição, o autor não mediu esforços para expor os caminhos e os cuidados que um profissional da área precisa tomar para realizar um planejamento de campanha ou para conhecer essa intrigante profissão.

GERAÇÃO – Com o livro Marketing Eleitoral em mãos qualquer um pode trabalhar como consultor político?

CARLOS MANHANELLI – Acredito que qualquer um pode ter em mãos as técnicas e uma metodologia científica a disposição para elaborar um bom plano de marketing eleitoral. Porém não existe nenhum livro que possa fornecer o talento para isso.

GERAÇÃO – Quais são os destaques entre os 238 projetos de consultoria realizados ao longo de sua carreira?

CARLOS MANHANELLI – Temos como filosofia de trabalho não divulgar nossos clientes, porém os job´s na África são muito educativos quanto à realidade daquele povo.

GERAÇÃO – Mesmo sem existir um curso superior de marketing eleitoral e político no país, há uma safra de excelentes profissionais. O que explica esse fato?

CARLOS MANHANELLI – O brasileiro é um povo altamente criativo. Nossos profissionais na área de comunicação, propaganda, publicidade e marketing são altamente capacitados e inovadores. Isso é o que faz com que o Brasil seja um celeiro de ótimos profissionais em todas as vertentes dessas áreas.

GERAÇÃO – Existe um ditado popular que um bom consultor político elege até um poste. Atualmente esse ditado tem validade?

CARLOS MANHANELLI – Isso foi há muito tempo. Hoje o verdadeiro profissional garante que o candidato que o contratar sairá da campanha eleitoral bem melhor do que entrou. Agora, quem ganha e quem perde a eleição é o candidato.

GERAÇÃO – Por que a função de consultor político ganhou tanto destaque nas últimas eleições, principalmente as presidenciais?

CARLOS MANHANELLI – Porque se revelou o profissionalismo de ações na área. O que se diz hoje é a pura verdade. Sem um bom marketólogo ou consultor político não se faz uma campanha eleitoral profissional. As campanhas passaram a ser estudadas e aplicadas metodologias inovadoras e modernas a partir de 1986. De lá para cá só se fez crescer o profissionalismo e as técnicas de comunicação e marketing para as eleições. E quando se fala de eleições não são somente eleições a cargos públicos. Temos ações de marketing em eleições de associações de classe, times de futebol, federações, etc.

GERAÇÃO – De que forma “Marketing Eleitoral” contribui para as eleições de 2010?

CARLOS MANHANELLI – Assim como sempre contribuiu para as campanhas eleitorais no Brasil, desde 1954 quando João Moacir de Medeiros (JMM) foi chamado para a campanha de Celso Azevedo para Prefeito em Belo Horizonte-MG. O Marketing Eleitoral funciona como uma bússola, mostrando o caminho certo a ser percorrido pela campanha, para acertar mais.

1 Comment

  • Muito bom!

Leave a comment

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br