Heidegger – Um Mestre da Alemanha entre o bem e o mal
Autor: Rüdiger Safranski
Gênero: Biografia|Filosofia
Formato: 13,5X21 cm
Páginas: 520
ISBN: 978-85-8130-415-1
Peso: 0.8 kg.
Preço: R$62,00
Sinopse:
A mais importante biografia do grande filósofo alemão até hoje escrita. O livro de Rüdiger Safranski é um sucesso mundial que o professor gaúcho Ernildo Stein – um dos maiores especialistas em Heidegger na América Latina – apresenta para o leitor brasileiro, com a cuidadosa tradução da escritora Lya Luft, direto do alemão.
———————————————————————————-
A vida, o pensamento e os conflitos de “Heidegger – Um Mestre na Alemanha entre o Bem e o Mal” em uma nova edição
Martin Heidegger, o mais importante filósofo do século, pensador da mais vasta obra – 102 volumes -, e autor de um dos livros mais importantes do século, Ser e Tempo (1927). Um Fausto que fez um pacto com o demônio de nossos tempos. Ainda assim, foi o homem que mais enxergou questões fundamentais sobre o Ser, influenciando sua época e guardando lugar definitivo na história da filosofia.
A vida, a obra e o enigma de Heidegger são iluminados pela biografia escrita pelo professor e filósofo alemão Rüdiger Safranski. O título original era Um Mestre na Alemanha – Heidegger e seu Tempo. Uma frase do próprio prefácio de Safranski levou os editores norte-americanos a mudarem o título para Heidegger entre o Bem e o Mal – título que a editora brasileira considerou mais adequado, por levar em conta um dos aspectos principais da obra: a simpatia do filósofo pelo nazismo, característica que incomoda os admiradores do filósofo.
A maestria de Heidegger o colocou cedo ao lado de nomes como Platão, Aristóteles, Kant e Hegel. Com Heidegger, a filosofia contemporânea ganhou um dos seus maiores expoentes. Ganhou também novos e radicais caminhos para a metafísica.
Mas o filósofo viveu também as contradições de seu tempo. Safranski discorre sobre o envolvimento de Heidegger com o nazismo e com os conflitos do entre-guerras, no embate entre o totalitarismo e uma nova filosofia. As ambigüidades do filósofo – entre o Bem e o Mal – são esclarecidas em uma análise original, que não se encontra em nenhuma outra biografia do autor. Safranski não cede à tentação de formular julgamentos sobre Heidegger. Melhor que isso, relata fatos inéditos e oferece uma avaliação detalhada e crítica sobre o desenvolvimento intelectual do filósofo e suas idas e vindas entre o pensamento e a política.
A trajetória de Heidegger é reconstituída a partir de ampla documentação histórica, do hábil manuseio da obra do filósofo, de informações de testemunhas e de interpretações coerentes que afastam imprecisões e conjecturas, mas que preservam a grandeza e a complexidade da vida e da obra de Martin Heidegger. A história é colocada em sua moldura adequada: o panorama da cultura alemã e européia dos anos 20 até quase os nossos dias.
A biografia “Heidegger, um Mestre na Alemanha entre o Bem e o Mal”, é sucesso absoluto nos países onde foi publicado e na Alemanha, onde uma reportagem da revista Der Spiegel elogiou o estilo narrativo-filosófico do autor, comparando-o ao do cineasta Luchino Visconti. O trabalho da Geração durou alguns anos, desde a aquisição dos direitos da obra e passando pela tradução cuidadosa – direto do alemão – de Lya Luft. O prefácio é assinado pelo professor gaúcho Ernildo Stein, respeitado como o maior especialista em Heidegger da América Latina. Stein fez também a revisão técnica e padronizou a terminologia.
Heidegger, um Mestre na Alemanha entre o Bem e o Mal é uma biografia, uma discussão filosófica, um documento de referência e uma apresentação histórica do nosso século, através de fatos e ideia.