abr 9, 2010
Editora Leitura

"Guerras Climáticas" indicado pela Folha Online

Monte sua estante com 10 obras sobre o mundo pós-aquecimento global

A nova safra de livros sobre aquecimento global lança previsões pessimistas sobre o futuro da humanidade. Especialistas esperam um maior número de catástrofes, alterações climáticas, fome, miséria, governos e empresas impotentes com a destruição ambiental.

O tema rende prêmios. “Seis Graus – O Aquecimento Global e o que Você Pode Fazer para Evitar uma Catástrofe” ganhou o prêmio da Royal Society de “livro de ciência do ano” (2008). Mark Lynas, o autor, é um ativista ambiental, jornalista e escritor. Ele nasceu nas ilhas Fiji e morou no Peru, na Espanha e na Inglaterra. Também foi escolhido pela “National Geographic” como o “explorador emergente”, em 2006.

No livro, ele fala do Brasil em “Alerta de furacões no Atlântico Sul”. Na página, o autor lembra do Catarina, “furacão” que atingiu o litoral em março de 2004.

“Um furacão no Atlântico era uma coisa tão inaudita que muitos deles ainda se recusavam a empregar a palavra ‘furacão”, quando o Catarina – que além disso vinha com ventos de 153 quilômetros por hora e chuvas torrenciais – varreu o litoral próximo à cidade de Torres, arrasando 30 mil casas e matando muitas pessoas. Muitos dos que sofreram as conseqüências também se recusaram a crer na possibilidade de furacões no Brasil, e não acharam necessários proteger-se em abrigos quando a tempestade cresceu em direção à praia”, escreve na pág 56.

Em “Guerras Climáticas”, encontram-se até prognósticos sobre convulsões sociais: pelo anos de 2050, cerca de dois bilhões de pessoas sofrerão com a escassez da água. “Conflitos violentos sobre recursos básicos como a água surgirão no futuro em um número crescente de ocasiões”, sustenta a obra de Herald Welzer, professor e pesquisador da universidade alemã Witten/Herdecke.

Fonte: Folha Online

Leave a comment

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br