dez 7, 2009
Editora Leitura

Geração lança biografia analítica do presidente Lula escrita por inglês, com mais de 100 fotos, muitas delas inéditas

Richard Bourne faz perfil crítico do presidente e afirma que mesmo fora da presidência ele continuará influindo na vida dos brasileiros.

Livro tem caderno com mais de 100 fotografias

LULA DO BRASIL – A HISTÓRIA REAL

Richard Bourne
Tradução de Paulo Schmidt e Bernardo Schmidt
Biografia
Formato: 15,5×22,5 cms
360 páginas
8 cadernos fotográficos com 96 páginas
Preço – R$ 44,90

Os livros de Denise Paraná e o filme de Fábio Barreto contam a história emocionante e épica de Lula.
O livro de Richard Bourne faz a mesma coisa –­ mas também a explica.
LUIZ FERNANDO EMEDIATO, escritor e editor

Um muito necessário retrato em tamanho natural do último fenômeno político sul-americano.
THOMAS SKIDMORE, autor de “Brasil: de Getúlio a Castelo”

Finalmente chega ao mercado uma biografia equilibrada, objetiva e imparcial do presidente brasileiro mais popular da história, cuja odisseia inigualável se entrelaça com os principais acontecimentos do Brasil contemporâneo.

Este livro conta a história completa do homem, do sindicalista e do político Lula, da infância pobre no Nordeste ao topo da carreira, quando ele se tornou um dos mais populares líderes mundiais. Richard Bourne vai com emoção e poesia às origens de Lula e o acompanha, junto com a mãe heróica e os irmãos sofridos, em sua triste trajetória de menino pobre, adolescente especial e sindicalista. Acompanha sua ascensão como líder de massas, a fundação do PT, as lutas contra a ditadura militar e suas incansáveis tentativas de se eleger presidente da República. O autor, brasilianista de renome mundial, analisa com rigor seus dois mandatos presidenciais marcados pela controvérsia e ao mesmo tempo descortina um rico panorama do Brasil pós-ditatorial, com ênfase nas dificuldades enfrentadas pela nova democracia, renascida após um regime totalitário de 20 anos que estagnou o crescimento do país, entorpeceu suas instituições, oprimiu seu povo e o tornou presa fácil de elites egoístas e políticos aventureiros.

Richard Bourne, com seu estilo fluente e conhecimento profundo das engrenagens da política sul-americana, transforma a trajetória pessoal de um mito no capítulo mais recente da rápida modernização do Brasil ‹ apresentando Lula como digno de admiração por seu pragmatismo, bom humor e desejo sincero de arrancar os brasileiros pobres da mesma pobreza de onde saiu, mas também passível de crítica ‹ sempre posicionando o personagem dentro de seu contexto histórico, seja ao salientar a astúcia com que Lula manipulou o sistema político existente para chegar ao poder, seja ao des-crever a árdua tarefa enfrentada pelo presidente de governar uma das maiores nações do planeta, equilibrando as exigências internas de uma população ainda majoritariamente pobre contra as forças inexoráveis da globalização econômica.

1 Comment

Leave a comment

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br