Dicionário machista

dicionario_machista
Dicionário Machista
Autora:
Salma Ferraz
Gênero: Humor
Acabamento: Brochura
Formato: 14 x 21 cm
Págs: 176
Peso: 195gr
ISBN: 9788563420367
Preço: R$ 19,90
Selo:
Jardim dos livros

E-book
ISBN:
9788563420350
Preço:
R$ 9,90

Sinopse
Com muito humor e erudição, Salma Ferraz nos traz algumas das mais eloquentes pérolas do machismo, a tradição mais enraizada e irracional da cultura patriarcal, pescadas de quase três milênios de estupidez não só masculina, mas também feminina, sendo as mulheres frequentemente as piores machistas. Se você, seja homem ou mulher, concordar sinceramente com mais de meia dúzia das frases deste livro, pode ter certeza: você é indiscutivelmente machista. Mas não se preocupe: embora grave, essa doença tem cura.

Leia o primeiro capítulo

————————————————————————————————

Três mil anos de frases cretinas contra as mulheres

O medo injustificado torna-se ridículo e provoca o riso, mas também perplexidade, diante da constatação de que preconceitos tão arcaicos e bárbaros são expressos, muitas vezes, por alguns dos melhores cérebros de todas as épocas. E pior: que as próprias mulheres, não raro, são as piores machistas.

O machismo feminino também tem origem no medo, mas é um medo diferente do masculino, mais ligado a um conservadorismo crônico que, supostamente, asseguraria a perpetuação do núcleofamiliar, mas que, na verdade, perpetua somente a servidão feminina. Essa sabotagem que muitas mulheres praticam contra si mesmas se dá também quando algumas delas, de grande exposição na mídia, tornam pública a sua burrice, fornecendo aos homens machistas munição para seus ataques à inteligência feminina, como pode ser visto no verbete “Modelo”.

Algumas frases deste livro são brincadeiras bem-humoradas, como a de Angeli sobre orgasmo, porém outras, como as do israelense Martin van Creveld, devem causar preocupação, por serem insanidades veiculadas recentemente por um formador de opinião com vasta projeção nos meios de comunicação, e tais pontos de vista sempre ocasionaram os mais hediondos abusos e indignidades contra o sexo feminino. Ainda se mata em nome da honra no Brasil, e pelo mundo inteiro, a cada minuto, mulheres têm seus direitos mais elementares pisoteados, e elas mesmas molestadas, espancadas, violentadas.

Sobre a autora:
SALMA FERRAZ é mestre em Literatura Portuguesa, doutora em Literatura Portuguesa pela Unesp, professora associada de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina e diretora do NUTEL (Núcleo de estudos comparados entre Teologia e Literatura). É crítica, ensaísta e contista, autora de mais de vinte livros de crítica literária e ficção, e de inúmeros artigos publicados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua Gomes Freire, 225
Lapa - São Paulo – SP
05075-010
Telefone: (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br