De volta ao começo

volta_comeco

De volta ao começo! – Raízes de um PSDB militante, que nasceu na oposição
Autor: Raul Christiano
Categoria: Política
Formato 16 X 23 cm
Páginas: 186 págs.
Peso: 250gr
ISBN: 857509087-9
Cód. barra: 9788575090879
R$ 34,00
Editora: Geração

Sinopse:

Em 1988, uma dissidência de parlamentares à esquerda do PMDB fundou o PSDB. Está dada a largada para este livro, a narração em detalhes de toda a trajetória política do PSDB por um de seus fundadores, o jornalista Raul Christiano. O livro traz um caderno de fotos que ilustra os principais momentos da história do partido. Vai além de fazer a genealogia de seu partido (até então inédita, é bom ressaltar). Ele mergulha profundamente na própria história dos partidos brasileiros e situa a presença dos seus principais líderes na vida política do país.

___________________________________________

Livro é o primeiro a contar a história do PSDB desde suas origens até sua formação atual

Exatamente na tão cantada Avenida São João, em São Paulo, nasceu o embrião do PSDB. Em 1985, num pequeno escritório desses tão comuns no chamado “centrão” da cidade, um grupo de quarenta prefeitos da ala progressista do PMDB se reuniu para discutir o programa de seu partido e propor reformas. Nascia ali o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), um dos responsáveis pela consolidação da democracia no país após a ditadura, cuja expressão máxima foi o governo de Fernando Henrique Cardoso (1994-1998/1998-2002).

A constituição formal do partido, porém, só se deu três anos depois. O movimento dos prefeitos do PMDB ampliou-se para a militância dentro do setor progressista do partido, generalizando suas reivindicações. O cume desse processo se deu em meados de 1988, quando uma dissidência de parlamentares à esquerda do PMDB fundou o PSDB. Está dada a largada para De Volta ao Começo!- Raízes de um PSDB militante, que nasceu na oposição, a narração em detalhes de toda a trajetória política do PSDB por um de seus fundadores, o jornalista Raul Christiano. O livro traz um caderno de fotos que ilustra os principais momentos da história do partido.

Militante de esquerda dos movimentos cultural e estudantil de Santos, na juventude, Raul Christiano viveu todos os passos do então incipiente PSDB até sua consolidação como um dos partidos mais fortes do Brasil, que teve em suas fileiras políticos de relevância nacional como Mario Covas. Contando as origens do PSDB, Raul Christiano vai além de fazer a genealogia de seu partido (até então inédita, é bom ressaltar). Ele mergulha profundamente na própria história dos partidos brasileiros e situa a presença dos seus principais líderes na vida política do país, tornando De Volta ao Começo! uma obra fundamental de referência para compreender a história política contemporânea do Brasil.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br