Curto & Grosso
Curto & Grosso – O Brasil de cabo a rabo na visão de um publicitário politicamente incorreto
Autor: Flávio Corrêa (Faveco)
Categoria: Crônicas
Formato 15,5X22,5 cm
Páginas: 184
Peso: 200gr.
ISBN: 9788561501464
Preço: R$ 42,00
Editora: Geração
Sinopse:
______________________________________________
O Brasil de cabo a rabo na visão de um publicitário politicamente incorreto
O livro “Curto & Grosso” começa com uma frase polêmica: “Ninguém gosta do Faveco”. O leitor chega até a se espantar, mas depois de ler os 45 artigos selecionados que foram publicados em vários veículos de comunicação ao longo da última década, vai entender o recado dado pela organizadora da obra, Christiane Marcondes Alves de Brito, na introdução de “Curto & Grosso – O Brasil de cabo a
rabo na visão de um publicitário politicamente incorreto”, publicado pela Geração Editorial (184 páginas, R$ 34,90).
Flávio Corrêa, mais conhecido como Faveco é um dos profissionais de comunicação mais respeitados e premiados do Brasil. A sua
carreira no mundo é extensa, polêmica e vitoriosa, como jornalista, publicitário e empresário.
Faveco, ainda jovem, foi o escolhido pelo papa da comunicação do século XX, David Ogilvy, sem ao mesmo falar inglês, para trabalhar
na nova agência de publicidade que seria montada para atender a América Latina. O resultado final foram 25 anos de convivência com
o todo poderoso publicitário e trabalhos para Ogilvy & Mather nos cinco continentes.
“Talvez o que tenha cimentado nossa amizade tão especial tenham sido alguns traços comuns de personalidade: a irreverência, e
iconoclastia beirando o anarquismo, o inconformismo, o amor pelo bom texto, pela elegância, pela ética na publicidade e a compulsiva
busca da perfeição. E o cigarro…”, conta Faveco, no texto “Meu amigo David”.
Em “Curto & Grosso”, o autor mostra o seu espírito crítico aguçado para comentar os novos caminhos do mercado publicitário, da
economia brasileira e da política, e não poderia deixar de lado lembranças do seu passado vencedor.
O livro interessa não apenas aos profissionais de negócios, mas a publicitários, jornalistas e cidadãos dispostos a saber o que
pensa um homem que, com as suas críticas, defende um melhor caminho para o futuro do país, sem partidarismo ou ambições
políticas.
Os textos estão divididos em quatro áreas: Comunicação, Brasil, Gestão e Memórias. Os artigos são sempre “curtos e grossos”
e carregam uma análise contemporânea profunda e, às vezes, agressiva contra a postura de políticos, empresários e do
mercado em geral.
Na área publicitária, Faveco comenta: “Como jornalista, publicitário e empresário, com mais de 20 anos de experiência trabalhando
nos cinco continentes, talvez eu tenha um defeito de fabricação: para mim, o que vale mesmo é a ‘imagem de marca’, pois o grande
senhor do fato econômico é o consumidor, esteja ele onde estiver”.
Flavio Corrêa é também um articulador político respeitado. Sozinho e nos bastidores de sua agencia de propaganda, por exemplo, ele
articulou em 1993 toda uma campanha, nos meios de comunicação e junto aos partidos políticos, para a revisão constitucional.
– Fizemos um barulho danado, com apoio da totalidade da imprensa, mas o Congresso, infelizmente, não votou favoravelmente. No
entanto, plantamos as sementes da cidadania e no governo seguinte, de Fernando Henrique Cardoso, várias de nossas propostas
foram aprovadas, como as privatizações e a quebra do monopólio da Petrobrás na exploração do petróleo – lembra Flavio.
E sobre ninguém gostar do autor, a organizadora explica: “As pessoas o amam ou odeiam. E é fácil explicar esse extremismo. O
Faveco tem uma honestidade que não cabe em roda social. E uma genialidade que desagrada quem gosta de receitas testadas e
aprovadas. Ele fala do futuro. As pessoas enxergam a ponta do nariz”, complementa Christiane Brito, jornalista, escritora e
organizadora de “Curto & Grosso”.
“Faveco, grande amigo, excepcional jornalista e publicitário, que consegue transformar o óbvio sempre em um grande
acontecimento. Continue sua luta para não ser igual ao que não queremos. As ideias são um capital que só rende juros nas mãos do
talento como o seu. Meu abraço e respeito”, Alencar Burti, Presidente da Associação Comercial de São Paulo – ACSP – e
Facesp – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo
“Milagrosamente – e ao contrário do que diz o Stephen Kanitz – sou amigo do Flávio Corrêa há mais de 40 anos. Sempre admirei essa
capacidade que ele tem de falar alto, muito e sobre muitos assuntos.
Seu livro refere-se a essas duas últimas virtudes (?) – e se você ler suas páginas imaginando o texto falado em 200 decibéis por um
gaúcho gesticulante e enfático – então você sentirá o mesmo prazer que eu sinto por viver essa amizade tão ruidosa”, Roberto
Duailibi, escritor, publicitário e sócio-fundador da DPZ
“Ao longo da vida, encontramos, conhecemos e convivemos com pessoas, sempre sabendo que cada uma delas é única, não
existindo nenhuma que substitua outra. Todavia há certas pessoas das quais não nos esquecemos, por qualquer razão. É o caso do
Faveco e, quando me lembro, vejo e falo com ele, sempre fi ca algo, diferenciando cada conversa e cada momento. Bom isso, gosto
disso!”, Ozires Silva – Fundador da Embraer, ex-presidente da Petrobras e, atualmente, Reitor da Unimonte
“Faveco é um gênio. Autodidata, sem curso superior e sem penduricalhos de mestrado e doutorado, é poliglota, conhece
comunicação social e propaganda com profundidade e sabe decifrar política como poucos.
Crítico ferrenho da mediocridade majoritária do empresariado pátrio e de nossa corrupta e egoísta classe política, tem sido, em
muitas causas, uma andorinha solitária fazendo verão.”, Fernando Ernesto Corrêa – Fundador da ANJ e da RBS
www.geracaoeditorial.com.br
Sobre o autor
Faveco nasceu praticamente dentro da redação do Diário de Notícias, dirigido por seu pai Ernesto
Corrês, em Porto Alegre (RS). Da proximidade com o jornalismo surgiram o espírito e o inegável
talento de cronista, mas foi longe do “negócio da família” que ele destacou-se mundialmente como
publicitário.
Foi presidente da Ogilvy & Mather no Brasil, América latina, Caribe e África. Como membro do seu
Comitê Executivo mundial, trabalhou nos cinco continentes e para um grande número de marcas
famosas, dentre elas: Philips, Shell, American Express, Mercedes-Benz, General Foods e Unilever.
De volta ao país, foi presidente da Propeg, da Soluziona, da Fispal Feiras e da Brazil Trade Shows.
Também presidiu grandes entidades como a Associação Brasileira de Agências de Publicidade e a
Fundação Cultural Exército Brasileiro, além de ter sido vice-presidente da Associação Comercial de São
Paulo e da Associação Brasileira de Empresas Promotoras de Feiras e Eventos, e fundador da
Hollywood Movie Magic. Atualmente, é presidente do Conselho da ADVB-SP e da Brand Motion,
consultoria de estratégia empresarial, gestão de marcas, comunicação, fusões e aquisições.
Como jornalista, é âncora do programa de televisão Sala Vip, transmitido aos domingos, às 18h30, pela CNT e escreve artigos para
inúmeras publicações locais e internacionais. Conferencista, é bastante requisitado sobre temas como: economia, gestão, branding,
liderança. Comunicações, marketing e publicidade.