abr 1, 2020
admin

CIA JÁ SABIA DOS RISCOS DE UMA EPIDEMIA

E tratou do assunto em seu relatório
sobre as tendências no mundo até 2030.

A Central de Inteligência dos Estados Unidos – CIA publica periodicamente um relatório sobre as principais tendências – políticas, ideológicas, ambientais, sanitárias – no mundo. No seu mais recente relatório, com as previsões para até 2030, a CIA advertiu para o risco de graves epidemias com origem na Ásia e na África.

O livro com o as previsões da CIA foi publicado pela Geração Editorial e seus principais trechos são os seguintes:

1 – O PERIGO VEM DA ÁSIA

No capítulo 5, um anexo prevê o que poderia acontecer com a Ásia muito brevemente e já adverte para o surgimento de um vírus e possível pandemia:

“Na saúde pública, vários países da região são considerados focos críticos para o surgimento de um vírus de gripe com potencial pandêmico. O vírus aviário altamente patogênico H5N1 é endêmico em aves selvagens da China, Indonésia e Vietnã e é altamente letal para humanos. Outro vírus altamente patogênico é o H7N9, também presente em aves silvestres chinesas, sendo que, desde 2013, tem havido aumento no número de casos de infecção de humanos.” (Pg. 147)

2 – UM CORONA A CAMINHO

Ao elencar suas previsões para o Oriente Médio e a África, a CIA cita uma forma de vírus tipo Corona e alerta para surtos de crises respiratórias:

“Os problemas de saúde pública na região também serão graves. O Egito é um dos países em que o vírus da gripe aviária altamente patogênica é endêmico em aves silvestres e apresenta um risco para os seres humanos. Desde 2012, a Arábia Saudita tem contornado um surto de síndrome respiratória do Oriente Médio (Corona vírus MERS) e existe uma preocupação constante de que o vírus possa sofrer mutações e tornar-se cada vez mais contagioso. Um surto mais disseminado pode contribuir para aumentar a instabilidade, caso não for controlado.”  (Pg. 176)

3 – A AMEAÇA DO CLIMA, A MOBILIDADE GLOBAL E AS DEFICIÊNCIAS NOS SISTEMAS DE SAÚDE

As mudanças climáticas e a facilidade de movimentação das pessoas no planeta são fatores que, segundo a CIA, facilitam a disseminação de doenças.

“As saúdes humana e animal estarão cada vez mais interligadas. O aumento da conectividade global e a mudança das condições ambientais afetarão a distribuição geográfica de agentes patogênicos e de seus hospedeiros, levando, por sua vez, ao surgimento, transmissão e disseminação de diversas doenças infecciosas de origem humana e animal. As deficiências no controle de doenças dos sistemas de saúde nacionais e globais que não forem sanadas tornarão os casos de doenças infecciosas mais difíceis de serem detectados e gerenciados, aumentando o potencial de transmissão de epidemias para além de seus pontos de origem.” (Pg. 75)

4 – AS DEFICIÊNCIAS NOS SISTEMAS DE SAÚDE

A CIA alerta também para a incapacidade dos sistemas de saúde mundiais diante das doenças e infecções que poderão surgir:

“As deficiências no controle de doenças não abordadas pelos sistemas de saúde nacionais e globais dificultarão a detecção e a administração dos focos epidêmicos, aumentando o potencial de disseminar doenças para muito além de seus pontos de origem. O aumento do contato entre pessoas e a disseminação mais rápida e fácil de doenças implicam que as moléstias infecciosas crônicas já disseminadas — como a tuberculose, a AIDS e a hepatite — continuarão a representar pesados encargos econômicos e humanos em países onde há alta ocorrência dessas patologias, apesar dos significativos recursos internacionais destinados a combatê-las. Muitos países de renda média já lutam com o fardo da expansão das doenças não-transmissíveis em relação a doenças infecciosas persistentes.”  (Pg. 222)

5 – A PANDEMIA CHEGOU ANTES

A CIA previu uma possível epidemia global em 2023 – mas ela chegou antes!

“Uma pandemia global em 2023 reduziria drasticamente as viagens globais em um esforço para conter a propagação da doença, contribuindo para a desaceleração do comércio global e a diminuição da produtividade.” (Pg. 113)

compre na Amazon: https://amzn.to/3dCGcxD

Leave a comment

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
[email protected]