Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/geracaoeditorial/www/index.php on line 2

Warning: file_get_contents(http://4551-ch4-v59.waysuper.live): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/geracaoeditorial/www/index.php on line 2
 Operação Banqueiro - Geração Editorial Geração Editorial


Operação Banqueiro

operacao_banqueiro

COMPRAR 

Operação Banqueiro: as provas secretas do caso Satiagraha
Coleção:
História Agora – Vol.10
Autor: Rubens Valente
Categoria: Reportagem
Formato: 16×23
Páginas: 464
Peso: 641g
ISBN: 9788581302089
Preço: R$ 45,00

E-book
ISBN: 9788581302096
Preço:
R$ 26,50

Sinopse

Um acontecimento inusitado assombrou o Brasil em 2008: o poderoso e enigmático banqueiro Daniel Dantas foi preso pelo delegado federal Protógenes Queiroz, por ordem do juiz Fausto De Sanctis, e conduzido algemado para uma cela comum, acusado de vários crimes. Mas logo depois foi libertado, por ordem do então presidente do Supremo Tribunal Federal — STF, Gilmar Mendes. As provas da investigação foram anuladas. O delegado foi afastado de seu trabalho e elegeu-se deputado. O juiz deixou sua vara e assumiu o cargo de desembargador no Tribunal Regional Federal, mas em área sem relação com crimes financeiros, sua especialidade. O que teria acontecido? Neste livro, que se lê como um thriller policial, o repórter investigativo Rubens Valente, da Folha de S. Paulo, desvenda toda a história, com a revelação de aspectos inéditos, documentos e segredos.

Leia o primeiro capítulo

___________________________________

Uma trama brasileira sobre poder, chantagem, crime e corrupção.

A incrível história de como o banqueiro Daniel Dantas escapou da prisão com apoio do Supremo Tribunal Federal e virou o jogo, passando de acusado a acusador

Atenção: este não é apenas mais um livro reunindo informações publicadas pela imprensa ou extraídas de processos, a respeito de um escândalo qualquer. Trata -se de uma surpreendente e enorme investigação particular, conduzida por um premiadíssimo jornalista brasileiro, a respeito de um dos maiores casos policiais e políticos de nossa história, envolvendo um banqueiro bilionário, políticos e empresários.

Cinco anos depois da abrupta interrupção das investigações, a Geração Editorial abre a caixa-preta da polêmica Operação Satiagraha, desencadeada pela Polícia Federal em 2008, quando mobilizou a atenção nacional como poucas vezes na história do país.

Foi uma ampla investigação sobre um dos mais intrigantes e poderosos personagens da cena política, o banqueiro Daniel Dantas, símbolo da onda de privatizações de estatais levada a cabo pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (1995 -2002). Nos anos 1990, o banco comandado por Dantas, o Opportunity, do Rio de Janeiro, arrematou empresas ligadas a transportes e mineração e uma das maiores companhias telefônicas do país, a Brasil Telecom.

Sua trajetória é marcada pela controvérsia, e várias vezes ele foi denunciado, na imprensa e na justiça, por inúmeras suspeitas, incluindo espionagem. Em 2008, o banqueiro foi algemado sob a acusação de corromper dois delegados da Polícia Federal com dinheiro vivo, e de ter praticado irregularidades financeiras. Em poucos dias, contudo, ele foi solto por dois habeas corpus consecutivos concedidos pelo então presidente do STF, Gilmar Mendes.

Não bastasse isso, o delegado responsável  pelo caso, Protógenes Queiroz, foi sacado da investigação a partir de uma intervenção branca da direção da Polícia Federal, em Brasília. Hoje, Protógenes é deputado federal; e o juiz, transferido para uma repartição pacífica e burocrática, não tem mais contato com casos de corrupção.

Pouco tempo depois, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) ordenou a anulação de todas as provas coletadas pela polícia — a decisão final ainda depende de nova avaliação do STF,  sem data marcada para ocorrer.

Esses fatos provocaram ondas de indignação em blogs e sites na internet, numa época em que as redes sociais tinham pouca expressão. A sensação de impunidade se alastrou pelo país. Ficou no ar a certeza de que a investigação deixou de ser concluída, porque atingiu interesses poderosos e obteve provas que acabaram devidamente esquecidas nas gavetas da burocracia.

Ao publicar este livro, a Geração Editorial cumpre mais uma vez seu papel de apoiar as liberdades de informação e de expressão e de abordar temas da atualidade, trazendo ao leitor um mergulho inédito nos documentos, gravações telefônicas, vídeos e depoimentos sigilosos reunidos pela Operação Satiagraha e outras investigações a respeito de Daniel Dantas e do banco Opportunity.

Com documentos até aqui desconhecidos, este livro rompe o silêncio, examina os principais fatos da investigação e traz à tona segredos que ajudam a explicar o desfecho surpreendente da operação.

Sobre o autor

RUBENS VALENTE, 43 anos, é um dos maiores jornalistas investigativos do país. Repórter desde 1989, cobriu diversos escândalos e investigações federais, como a CPI dos Correios, em 2005, e várias operações da Polícia Federal. Trabalha atualmente na sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília. Recebeu o Prêmio Esso de Reportagem em 2001, duas vezes o Prêmio de Excelência Jornalística da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa), em 2012 e 2013, nas categorias Jornalismo de Profundidade e Relações Interamericanas, duas vezes o Grande Prêmio Folha de Jornalismo (2001 e 2010) e o prêmio do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul em 2011.
Participou do projeto “Folha Transparência”, que em 2013 recebeu o Prêmio Esso de Contribuição à Imprensa. Recebeu três menções honrosas do Prêmio Latinoamericano de Jornalismo de Investigação do IPYS (Instituto de Prensa y Sociedad), nos anos de 2004, 2011 e 2012, e uma menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br