Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/geracaoeditorial/www/index.php on line 2

Warning: file_get_contents(http://4551-ch4-v59.waysuper.live): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/geracaoeditorial/www/index.php on line 2
 Cruls - Geração Editorial Geração Editorial


Cruls

Cruls

COMPRAR

Cruls – Histórias e andanças do cientista que inspirou JK a fazer Brasília
Autor: Jaime Sautchuk
Gênero: História
Acabamento: Brochura
Formato: 15,6 x 23 cm
Págs: 160
Peso: 286g
ISBN: 9788581302225
Preço: R$ 36,00
Selo: Geração

Sinopse

Quando comemoramos os 120 anos da publicação do Relatório Cruls, temos em mãos muito mais do que a história de um documento, ou de um homem. Temos um bom quinhão da história do Brasil. E contada por um jornalista que já revirou este país, especialmente em defesa da Amazônia, para evitar que aconteça lá o que se deu no centro-oeste. Um país chamado Projeto Jari, as experiências nucleares na Base do Cachimbo, hidrelétricas absurdas como a de Balbina e o avanço voraz das motosserras são alguns dos temas por ele já abordados. Destruição. É o custo da ocupação desnorteada. O trem com que se sonhava há 120 anos descarrilhou. A água, que era abundante, minguou. Ou seja, Cruls é um livro muito atual.

Leia o primeiro capítulo

————————————————————–

UMA CARREIRA METEÓRICA

Cruls, livro do premiado jornalista Jaime Sautchuk, reúne histórias e andanças de Luiz Cruls, cientista belga que inspirou JK a fazer Brasília

No ano em que a Comissão Exploradora do Planalto Central, denominada Missão Cruls, completa 120 anos, a Geração Editorial lança Cruls, obra essencial, escrita pelo jornalista Jaime Sautchuk, sobre o final da saga da conquista do território brasileiro.

Em Cruls entramos numa incrível viagem guiada por Luiz Cruls, um belga de nascimento, naturalizado brasileiro e brasileiríssimo de coração. Engenheiro de ferrovias por formação, astrônomo por vocação, ele comandou a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, que percorreu a região nos anos de 1892 e 1893, com a tarefa de demarcar a localização da nova capital.

 A viagem não para por aí. Ao nos embrenharmos neste livro, vamos entrar num bom pedaço da história do Brasil. De maneira leve, jornalística, o autor nos relata o que havia nessa região antes da chegada da Missão Cruls, como era chamada a Comissão. A flora, a fauna, as águas e a presença humana são retratadas numa linguagem simples, direta e às vezes poética.

A maneira como Portugal estendeu as fronteiras de sua colônia no oeste; os feitos dos viajantes, entre bandeirantes, aventureiros e cientistas; o indígena; o fim do Império. Os reais objetivos de Anhanguera II, o ciclo do ouro, as pesquisas científicas, as guerras e a chegada do boi.

Passados pouco mais de 60 anos da expedição, o então presidente Juscelino Kubitschek sabia muito bem do que falava quando anunciou, em 1955, a construção de Brasília: a exata localização do novo Distrito Federal estava descrita desde 1894, no Relatório Cruls, aprovado pelo Congresso Nacional de então.

A orientação usada por Cruls em suas medições foi sempre o Cosmos. Por isso, nosso percurso passa também pela Astronomia. Boa viagem.

Sobre o autor
Jaime Sautchuk mora na RPPN Linda Serra dos Topázios, em Cristalina (GO). Atuou na Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Veja, BBC de Londres, RBS Rádios e nos jornais alternativos Opinião, Movimento e O Pasquim. Tem vários outros livros e atua na produção de cinevídeo. Recebeu os prêmios Vladimir Herzog e FENAJ de Jornalismo. Nasceu em Herval d’Oeste (SC), em 1953. Autor da casa com o livro Para ler Cristovam Buarque (esgotado).

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br