A fórmula do texto
Autor: Wander Emediato
Gênero: Português
Formato: 16 X 23 cm
Páginas: 296
ISBN: 978.85.7509.102-9
Peso: 0.25 kg.
Preço: R$ 62,00
Sinopse:
A Fórmula do Texto é o primeiro livro do professor e pesquisador mineiro Wander Emediato, doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade de Paris. Mas por que um lingüista publica seu primeiro trabalho científico na forma de um quase singelo manual didático? O livro é fruto da prática e da realidade da sala de aula. Lingüista e precursor da Análise do Discurso no Brasil, Wander quis contribuir, de forma efetiva e com toda a simplicidade, para auxiliar o jovem brasileiro a raciocinar, exprimir-se oralmente e a redigir com clareza e eficiência, o que significa usar a linguagem como instrumento eficaz de comunicação e de inserção social. Este livro é na verdade um método descomplicado e inovador de como aprender a escrever por meio de fórmulas surpreendentemente simples, e não principalmente pela gramática, que se supõe cada um já traz em si mentalmente, nas formas de raciocínio. Os exercícios propostos são ricos e inovadores, possibilitando ao estudante redigir textos e4fetivos e, ao mesmo, exercitar o seu pensamento lógico. Só isso já recomenda a adoção deste livro nas escolas de ensino médio e nos cursos de graduação. Não existe outro igual.
———————————————————————————-
Linguista mineiro lança Manual de Redação inovador
O livro do cientista da linguagem Wander Emediato pretende ensinar estudantes do ensino médio e universitário a pensar e a escrever
Já virou piada: os jornais sempre publicam redações esdrúxulas e incompreensíveis redigidas por vestibulandos e até por universitários. A má qualidade do ensino fundamental tem levado milhares de estudantes brasileiros a se formarem, em suas especialidades, com razoável conhecimento técnico – mas sem condições de raciocinar lógicamente ou redigir um texto correto, bem argumentado e fácil de ser compreendido.
Foi para resolver esta questão que o professor mineiro Wander Emediato – doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade de Paris – escreveu “A Fórmula do Texto”. Este livro original e inovador – e que provocará polêmica entre os gramáticos – nasceu de um problema concreto numa sala de aula para alunos de graduação. O professor Wander buscava ensinar a importância do domínio dos processos de coordenação e subordinação de orações no período composto para a elaboração de textos bem argumentados. Mas os alunos não aprendiam.
Os alunos, que não sabiam argumentar por escrito e oralmente, também não eram capazes de compreender o que eram orações coordenadas e subordinadas. Espantavam-se diante de termos como orações subordinadas adverbiais concessivas, subordinadas substantivas objetivas diretas e coordenadas adversativas, entre outras, que para eles pareciam bastante complexos. Queria-se apenas que os aluno introduzissem em suas redações algum tipo de oração subordinada adverbial concessiva, mas eles por alguma razão não conseguiam fazer isso.
O professor Wander então lhes disse: escutem, basta colocar no parágrafo uma frase do tipo “Embora A, B”. Por exemplo: “Embora a economia brasileira esteja estável (A), os problemas sociais continuam graves (B).”
Foi um sucesso! Se era assim tão simples, ponderou um aluno, porque expressões tão complicadas para designar as orações? A facilidade com que seus alunos entenderam a explicação levou Wander Emediato a perceber a importância de fórmulas textuais para ensinar a escrever todos os tipos de orações coordenadas e subordinadas sem passar pela complexa nomenclatura gramatical. Bastava associar a cada tipo de oração, coordenada ou subordinada, uma fórmula que relacionasse letras do alfabeto (que seriam as orações) através das conjunções, como A, mas B; A, portanto B; Ainda que A, B, e assim por diante.
Surgiu daí um método singelo e fascinante na sua eficiência e eficácia. De forma simples, aprende-se a… escrever! A Fórmula do Texto é um livro sem dúvida corajoso, que ensina realmente a produzir textos, e que talvez incomode alguns puristas da Pedagogia, para não falar dos gramáticos. Não se nega a importância da gramática, mas adota-se aqui um método diferente e inovador de fazer com que o aluno a assimile.
Qual o segredo do método? Ele parte do princípio de que o aluno já possui mentalmente essa gramática, representada pelas formas de raciocínio, e que só lhe falta praticá-las sistematicamente. Para tanto, ele só precisa da forma lógica das frases e de sua imaginação criativa para preenchê-las. Esta é uma das razões que justificam a adoção desse livro nas escolas de ensino médio e nos cursos de graduação. O método e os exercícios buscam atacar um problema grave em nosso ensino: o exercício do pensamento lógico na expressão das idéias.
O livro não se limita à apresentação de técnicas inovadoras de redação – apresenta,.de forma didática e objetiva, elementos de estilo, retórica e argumentação não encontrados em nenhum outro manual de redação. O capítulo sobre argumentação e retórica inicia o leitor leigo na compreensão das estratégias do discurso persuasivo, constituindo-se em um instrumento importante de reflexão sobre as artimanhas do discurso. O último capítulo apresenta tópicos de gramática e uma lista das dificuldades mais comuns da língua portuguesa para a livre consulta do leitor.
O subtítulo do livro é mais que esclarecedor: trata-se realmente de um importante manual de “redação, argumentação e leitura”. Os professores têm à disposição um valioso colaborador no planejamento das aulas; os alunos deveriam aproveitá-lo ao máximo.
A Fórmula do Texto é o primeiro livro de um intelectual jovem, que, na área da pesquisa acadêmica, foi um dos precursores da Análise do Discurso no Brasil, sendo um grande conhecedor dos problemas da argumentação, da retórica e da comunicação nos discursos sociais.
Mas por que um doutor em Ciências da Linguagem publica seu primeiro livro em forma de manual didático de redação? A resposta é simples: “cabe a todo intelectual brasileiro”, diz Wander, “dar, antes de tudo, a sua contribuição concreta e prática aos problemas da educação no Brasil. Através deste livro, quis contribuir, de forma efetiva e com toda a simplicidade, para auxiliar o jovem brasileiro a fazer do uso de sua linguagem um instrumento mais eficaz de comunicação e de inserção social”.
“A Fórmula do Texto” inova, também, na apresentação dos exercícios, com exemplos retirados não de textos clássicos, como nos manuais existentes no mercado, mas em textos redigidos pelos próprios alunos do professor Wander Emediato – a partir do que aprenderam no próprio manual! Wander considera que, ao aprenderem a escrever mirando exemplos de estudantes que antes não sabiam como redigir sequer uma carta e aprenderam, os alunos serão bem mais aplicados e confiantes.