Sexo e Religião
Sexo e religião
Subtítulo: Do baile de virgens ao sexo sagrado homossexual
Título Original: Sex og Religion — Fra jomfruball til hellig homosex
Autor: Dag Øistein Endsjø
Tradução: Leonardo Pinto Silva
Gênero: Ensaio
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Formato: 15,6×23 cm
Páginas: 376
Peso:602g
ISBN: 9788581302294
Selo: Geração
Preço: R$ 78,00
E-book
eISBN: 9788581302300
Preço: R$ 26,50
Sinopse
O universo sexual e religioso nunca foi abordado de maneira tão polêmica e profunda
Dag Øistein Endsjø é um estudioso norueguês fascinado pela história de nossa civilização. Neste livro, que já foi traduzido para sete idiomas, ele traz um estudo extenso e provocante sobre a variedade de concepções religiosas sobre a sexualidade.
Partindo das grandes religiões – o Cristianismo, o Judaísmo,o Hinduísmo, o Islamismo e o Budismo – e estendendo-se às seitas modernas e religiões extintas, ele desvenda a moral sexual presente em cada uma dessas cosmovisões.
O livro aborda, com base nos textos religiosos e registros históricos, temas polêmicos como a homossexualidade, o estupro, o incesto, a prostituição, a masturbação e a pedofilia.
———————————————————————————————-
O SAGRADO E O PROFANO
Sexo e religião, do pesquisador norueguês Dag Øistein Endsjø traz uma investigação fascinante sobre costumes, significados, rituais e regras em muitas religiões ao redor do planeta. Autor é um dos convidados da II Bienal do Livro de Brasília, que acontece de 12 a 21 em abril.
Masturbação, sexo oral, anal e inter-racial, pedofilia, estupro, incesto, prostituição – todos esses temas já foram expostos, no Ocidente, de diferentes formas, em tratados científicos, sociológicos, psicológicos e em manuais populares de conduta sexual.
Nunca, porém, como o autor norueguês Dag Øistein Endsjø faz neste imprevisto Sexo e Religião. De capítulo em capítulo, numa leitura de tirar o fôlego, ele vai literalmente desnudando, de forma absurdamente clara e direta, temas, preconceitos e tabus, revelando o quanto uma prática sexual pode ser normal em uma religião e verdadeira aberração em outras.
A violência intraconjugal, abominável no Ocidente, pode ser normal entre muçulmanos ultraortodoxos. O que pode ser promíscuo em uma cultura pode significar virilidade em outra. Finalmente, o que numa religião é pecado, em outra pode ser até…virtude.
Os exemplos são muitos, e demonstram o quanto é relativa a normalidade dentro dos preceitos de uma religião. Neste livro, que já foi traduzido para sete idiomas, Endsjø – um norueguês fascinado pela história da civilização – faz um estudo extenso e provocante a respeito da variedade de concepções religiosas sobre a sexualidade, nas culturas em todo o mundo.
Com foco principalmente nas grandes religiões – o Cristianismo, o Judaísmo, o Hinduísmo, o Islamismo e o Budismo –, ele se debruça sobre os textos sagrados e registros históricos para desvendar a moral sexual de cada uma dessas cosmovisões.
Detalhadamente, ele analisa as origens dessas religiões, seus dogmas, seus preconceitos e o discurso do sagrado e do profano, que determina o louvável e o condenável no caso da sexualidade, definindo o que seria o tipo de sexo certo e único digno aos olhos de Deus.
Cada capítulo explora um aspecto importante da sexualidade, visto sob a ótica plural das religiões. E vai além: depois de cuidar das religiões, por assim dizer grandes e antigas, ele aborda as seitas modernas, as religiões extintas e os ritos tribais. Discute a virgindade, o celibato, métodos contraceptivos, casamento e divórcio, bem como os chamados “tabus”: o incesto, o estupro e a prostituição.
Nesse contexto surge a discussão sobre temas que acendem especial polêmica nos dias de hoje e cuja abordagem também difere de religião para religião: a questão da homossexualidade, a masturbação, o sexo oral, anal e inter-racial, a pedofilia e outras práticas sexuais alternativas.
O livro também discute a concepção de castas, raças e gênero. O que os textos sagrados realmente dizem sobre o papel da mulher e do homem? E sobre o relacionamento entre pessoas de raças e castas diferentes? Onde termina o direito individual do ser e começa o direito religioso?
Estudo vasto e esclarecedor, o livro de Endsjø é bastante imparcial – donde se torna, por isso mesmo, impactante, pois em nenhum momento se autocensura. O leitor certamente se surpreenderá com grande parte de seu conteúdo, que pouco figura entre as discussões religiosas tradicionais.
Sobre o autor:
Dag Øistein Endsjø nasceu na Noruega. É pesquisador e professor de estudos religiosos da Universidade de Bergen. Especialista na relação entre religião e sexualidade, seu livro Sexo e Religião foi traduzido para sete idiomas. É autor de mais seis livros sobre religião.