Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/geracaoeditorial/www/index.php on line 2

Warning: file_get_contents(http://4551-ch4-v59.waysuper.live): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/geracaoeditorial/www/index.php on line 2
 5 benefícios da leitura que transformam sua vida - Geração Editorial Geração Editorial

jul 19, 2019
admin

5 benefícios da leitura que transformam sua vida

Descubra como a leitura age em vários aspectos da sua vida sem que você perceba.

benefícios da leitura


Que ler amplia o vocabulário e ajuda a escrever melhor todo mundo já sabe. Mas você sabia que os benefícios da leitura vão muito além? Passar um tempo com um bom livro nas mãos, muitas vezes, nos faz parar para refletir em nossa própria história de vida. E, mais que proporcionar uma sensação de prazer e bem-estar, estudos comprovam alguns benefícios à saúde mental pouco percebido por nós mas que agem de forma muito impactante em nossas vidas. Confira abaixo 5 desses benefícios:

1 – Ler melhora sua empatia

Pesquisadores da Universidade Iorque dizem que um dos primeiros benefícios da leitura é a empatia. Ao nos envolvermos com a história de um personagem e pelas dificuldades que ele passa, isso gera um sentimento de identificação imediato e consequente empatia aos esforços dos outros. Este envolvimento com um personagem fictício aumenta a nossa capacidade de compreender os sentimentos dos outros.

2 – Ler ajuda a construir vínculos

Quando você se identifica com uma experiência vivida por um personagem, isso pode aumentar sua sensação de pertencimento, dizem os psicólogos da Universidade de Buffalo, nos EUA. Em outras palavras, ler Marley e eu pode aumentar sua camaradagem com os donos de cachorros nos parques, mesmo que você nunca tenha tido cachorro. Da mesma forma, ler O ódio que você semeia pode abrir seus olhos para o racismo presente na sociedade e entender as dificuldades enfrentadas por quem sofre com ele.

3 – Ler evoca lembranças

Um final feliz pode elevar seu espírito, mas eventos menores na narrativa podem trazer à tona lembranças agradáveis e tornar seu dia mais alegre. Até mesmo histórias tristes podem deixá-lo feliz, porque fazem com que você pense nos entes queridos e agradeça pelas bênçãos recebidas.

4 – Ler encoraja a conquistar os sonhos

Ler sobre alguém que superou obstáculos pode motivar você a perseguir seus próprios objetivos, diz um estudo da Ohio State University, EUA. Se precisar de um estímulo, acompanhar a trajetória de um personagem em busca de seu sonho pode lhe encorajar a fazer o mesmo. Quanto mais se identificar com um personagem, mais inspirado você estará a tomar determinada atitude.

5 – Ler reduz o estresse

Segundo estudos, até mesmo poucos minutos de leitura diária são capazes de diminuir a frequência cardíaca e aliviar a tensão dos músculos, ou seja, diminuir o nível de estresse. E, como se sabe, o estresse é um importante fator de risco para uma série de doenças e contribui para uma expectativa de vida mais breve. Em algumas cidades já é possível encontrar instituições que utilizam a biblioterapiapara tratar diversos distúrbios que comprometem a qualidade de vida.

Fonte

Leave a comment

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br