Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/geracaoeditorial/www/index.php on line 2

Warning: file_get_contents(http://4551-ch4-v59.waysuper.live): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/geracaoeditorial/www/index.php on line 2
 V Salão do Livro Político - Geração Editorial Geração Editorial

maio 17, 2019
admin

V Salão do Livro Político

Fonte


Em quatro dias e nove mesas de debates, evento discute os temas mais candentes do momento político; na feira de livros, com centenas de títulos de 34 editoras, os descontos chegam a 50%

Com homenagem ao educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire e debates que perpassam a cena política nacional e suas interseções globais, o Salão do Livro Político chega à quinta edição. Promovido por um grupo de editoras independentes dos grandes grupos empresariais em parceria com a PUC-SP, o evento se realiza este ano entre 27 e 30 de maio.

Educação será um dos temas mais abordados: da escolha do homenageado a debates sobre as ações do governo em exercício na área, sob os sugestivos títulos “Eles têm medo da educação?” e “Educação sem ideologia?”. O atual governo e o contexto em que se instalou na verdade pautam todas as mesas, que tratarão de tráfico e milícias, opressão da mulher, resistência antifascista, hegemonia cultural, restauração conservadora na América Latina, mídia (“A hora da autocrítica?”).

Já aceitaram enfrentar esses debates intelectuais como a socióloga Sabrina Fernandes, apelidada de “guru progressista” e “antiolavo”, que lança durante o evento o provocativo título Sintomas mórbidos: a encruzilhada da esquerda (Autonomia Literária).

Entre vários outros expoentes, ainda dividem os microfones intelectuais (e autores), como Guilherme Wisnik, Vladimir Safatle, Maria Cláudia Badan Ribeiro e Leda Paulani (USP), Flávia Birolli (UnB), Eduardo Fagnani (Unicamp), Peter Pál Perbart, Salete Oliveira, Reginaldo Nasser, Maria Lucia Barroco e a reitora Maria Amália Pie Abib Andery (PUC).

Políticos de grande expressão do campo da esquerda também confirmaram a presença: o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o governador do Maranhão Flávio Dino, as deputadas Jandira Feghali e Talíria Petrone e vários outros. Jornalistas progressistas também estarão nas mesas, como Natália Viana (Agência Pública), Carla Jimenez (El Pais), Eleonora de Lucena (Tutameia) e Laura Capriglione (Jornalistas Livres).
A programação é ainda permeada de atividades culturais: curso com Sonia Couto (USP) sobre a relevância e atualidade de Paulo Freire (quatro dias), apresentações do Slam da Guilhermina e do grupo teatral Quando Quebra e Queima.

Sobre o Salão. Iniciativa de um grupo de editoras independentes de grandes grupos empresariais em parceria com a PUC-SP, o Salão do Livro Político tem como objetivo fortalecer as editoras, aumentar a visibilidade de suas obras e incentivar as vendas e a leitura de livros políticos, que representam atualmente em torno de 2,5% do total de obras publicadas por ano no Brasil (sociologia, filosofia e economia). O Salão recebeu cerca de 3,5 mil visitantes na última edição e, entre os convidados, já integraram a programação intelectuais prestigiados globalmente, como o escritor cubano Leonardo Padura, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos e o cientista político alemão, biógrafo de Karl Marx, Michael Heinrich.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

27 maio

17h – A opressão da mulher: família, propriedade privada e Estado. Com Flávia Biroli (UNB), Manuela D’Ávila (PCdoB) e Maria Claudia Badan Ribeiro (USP). Mediação:
Maria Lucia Barroco (PUC-SP).

19h – Governo Bolsonaro – como o Brasil pode superar essa encruzilhada? Com Érica Malunguinho (Aparelha Luzia e PSOL), Fernando Haddad (PT) e Flávio Dino (PCdoB). Mediação: Ivana Jinkings.

28 de maio

10h – Imprensa: a hora da autocrítica? Com Carla Jimenez (El País), Eleonora Allgayer Canto de Lucena (Tutameia) e
Natália Viana (Agência Pública). Mediação Fábio Cypriano (Jornalismo PUC-SP)

14h30 – Curso: A relevância e a atualidade do pensamento freiriano. Com Sonia Couto – Instituto Paulo Freire.

17h – Educação ou barbárie: a volta da Idade Média? Com Carina Vitral (PCdoB), Carlos Giannazi (PSOL), Fernando Cassio (UFABC) e Maria Amália (Reitora PUC-SP). Mediação: Alípio Casali (PUC-SP)

19h – Atividade Cultural: SLAM da Guilhermina: antifa e feminista

21h – Atividade Cultural: Peça Quando Quebra a Queima

29 de maio

10h – Previdência: o fim da aposentadoria? Com Eduardo Fagnani (PUC-SP), João Sicsu (UFRJ), Leda Paulani (USP) e Nelson Marconi (PUC-SP). Mediação: Maria do Socorro (PUC-SP).

14h30 – Aula-Teatro com Ana Saul (PUC-SP) e Luciana Saul (USP).

17h – Do tráfico a milícia: o estado paralelo que mata Marielles todos os dias. Com Camila Nunes Dias (UFABC), Douglas Belchior ( Uneafro-Brasil) e Henrique Carneiro (USP).

19h – Atividade Cultural: Caberé Feminista.

21h – Atividade Cultutal – espetáculo O Capital – Arlequins Apresenta Marx

30 de maio

10h Venezuela, Bolívia e a restauração conservadora no resto da América Latina. Com José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil), Fábio Luis Barbosa dos Santos (Unifesp) e Reginaldo Nasser (PUC-SP). Mediação: Laura Capriglione (Jornalistas Livres).

14h30 – Curso: A relevância e a atualidade do pensamento freiriano. Com Sonia Couto – Instituto Paulo Freire.

17h – O que podemos aprender com a histórica resistência antifascista? Com Acácio Augusto (Unifesp / Nu-sol PUC-SP), Pedro Monzón (embaixador de Cuba, cônsul em São Paulo) e Peter Pál Pelbart (PUC-SP). Mediador: Pedro Fassoni (PUC-SP).

19h – Hegemonia cultural e o recado do Mano Brown. Com Guilherme Wisnik, Sabrina Fernandes e Taliria Petrone

V Salão do Livro Político
27 a 30 de maio, das 10h às 22h.
Tuca PUC-SP (Rua Monte Alegre, 1024, São Paulo, SP).
Facebook: salaodolivropolitico
Intagram: salaodolivropolitico
Salaodolivropoitico.com.br
Promoção e realização: Alameda, Anita Garibaldi, Autonomia Literária, Boitempo, EDUC, Geração Editorial, Veneta.

Leave a comment

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER


NOSSOS CONTATOS

Geração Editorial
Rua João Pereira, 81
Lapa - São Paulo – SP
05074-070
Telefone: +55 (11) 3256-4444
geracaoeditorial@geracaoeditorial.com.br